O estado de emergência terminou hoje em seis ilhas, mas em Santo Antão uma escola de condução quis mostrar que a luta contra a propagação do coronavírus vai continuar na ordem do dia. Deste modo, tomou a iniciativa de criar um lavatório, que colocou à porta do escritório destinado principalmente aos clientes. Estes podem encontrar água e sabão disponível para lavarem as mãos quando entram e saem do espaço.
Segundo a directora Anete Rodrigues, a escola de condução Domingos quer com esta iniciativa lembrar as pessoas que, apesar de não haver oficialmente nenhum infectado em Santo Antão, é preciso continuar a adoptar os conselhos das autoridades sanitárias. Lavar as mãos é um deles. “Há cerca de um mês que começamos a ponderar essa medida, que passou a ser agora aplicada. O lavatório usa água domiciliária e vai estar disponível até o mês de Agosto”, informa Anete, enfatizando que a água usada não será desperdiçada, antes canalizada para a rega de um jardim que fica em frente à residência do dono da escola, na cidade do Porto Novo.
Com o fim do estado de emergência, a escola começa a retomar o funcionamento, mas sempre alerta já que, como se sabe, ainda há pessoas contaminadas nas ilhas da Boa Vista, Santiago e S. Vicente, cujo Estado de Emergência decorre até 2 de Maio. A pandemia já atingiu 109 indivíduos na sua maioria na Boa Vista e em Santiago e causou um óbito, um inglês de 62 anos de férias na ilha das dunas.