Social

Criança de 2 anos e 9 meses evacuada de S. Nicolau para SV com traumatismo craniano

Uma criança de 2 anos e 9 meses foi evacuada de São Nicolau para São Vicente com traumatismo craniano, de acordo com um comunicado enviado à imprensa pelo Centro Conjunto de Coordenação de Salvamento (JRCC). Foi impossível confirmar o estado de saúde da criança neste momento por conta da reunião de emergência no HBS devido a um surto de covid-19 que afecta esta estrutura hospitalar.

De acordo com a nota, a Guarda Costeira, por intermédio do Centro Conjunto de Coordenação de Salvamento, foi accionada no dia 01 para fazer a evacuação de uma criança de dois anos e nove meses, de São Nicolau para São Vicente. A criança, que sofre um traumatismo craniano, veio para ser avaliada no Hospital Baptista de Sousa.

O serviço, diz, foi contactado pela Delegacia de Saúde de São Nicolau, com conhecimento do Ministério da Saúde, solicitando a evacuação médica de um paciente da ilha de São Nicolau para São Vicente, com a máxima urgência, a fim de ser avaliado pelo serviço de cirurgia geral do Hospital Baptista de Sousa.

O paciente, precisa, é uma criança do sexo masculino. “A criança veio acompanhada da mãe e de um enfermeiro de São Nicolau, ao qual, segundo o delegado de Saúde da ilha, foi realizado testes rápidos de Covid-19”, acrescenta.

O centro acionou o navio Ilhéu dos Pássaros, que zarpou do Porto Grande às 6h30, dirigindo-se ao porto do Tarrafal de São Nicolau. O paciente desembarcou em São Vicente às 11h30 do mesmo dia e encaminhado para o Hospital Baptista de Sousa. O Mindelinsite promete trazer mais informações sobre o estado de saúde da criança, logo que for possível.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo