Pub.
Social
Tendência

ICCA enfatiza necessidade de proteção das crianças e adolescentes vítimas do caso Aurora

Pub.


O Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) reafirmou, esta quarta-feira, 7 de outubro, o seu compromisso com a proteção de crianças e adolescentes contra o abuso e a exploração sexual, na sequência da “Operação Aurora”, intervenção policial desencadeada no Sal desde 2025, que já contabiliza 25 arguidos, 18 dos quais em prisão preventiva.


Em comunicado, o ICCA manifestou preocupação com a gravidade dos factos investigados e condenou todas as formas de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, considerando-as graves violações dos direitos da criança. A instituição informou que está a acompanhar a situação em articulação com as entidades competentes e que as suas equipas técnicas estão a assegurar medidas de proteção e apoio psicossocial às crianças e adolescentes que venham a ser identificados no âmbito do caso.

Publicidade

O instituto apelou também aos órgãos de comunicação social e aos utilizadores das redes sociais para que respeitem a privacidade e a identidade das crianças envolvidas, alertando que a divulgação de nomes, imagens ou outros elementos que permitam a sua identificação pode contribuir para um novo trauma.

A Operação “Aurora”, iniciada em 2025, investiga uma alegada rede de exploração sexual de menores com epicentro na ilha do Sal. Entre 29 de setembro e 2 de outubro, a Polícia Judiciária realizou novas detenções relacionadas com o caso, elevando para 25 o total de pessoas detidas no âmbito da operação. Destas, 18 encontram-se em prisão preventiva.

Publicidade

O ICCA reforça que a prevenção e o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes constituem uma responsabilidade coletiva e apela à denúncia de situações de suspeita ou conhecimento de violência através da Linha Disque Denúncia – 800 10 20, gratuita e confidencial.

Ronice Fortes (Estagiária)

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo