O paciente de 65 anos internado no Hospital Agostinho Neto na cidade da Praia apresentou sinais ligeiros de melhoria nas últimas horas, mas ainda inspira cuidados, relatou o director do Serviço de Controlo e Prevenção da Doença, Jorge Noel Barreto, no dia em que aumentou para seis os concelhos do país com casos confirmados da Covid-19.
Segundo Barreto, que falava à imprensa na tarde de hoje, em conversas com os colegas do HAN, ficou a saber que o paciente tem apresentado sinais ligeiro de melhoria, apesar ainda de continuar em estado critico. Quanto aos dados da actualização de hoje, explicou que foram analisados 81 amostras, das quais 69 eram para fins de diagnóstico, ou seja, para investigar se essas pessoas tinham ou não infecção pelo novo coronavirus.
“Os resultados da analise destas amostras revelaram 11 positivos e 45 negativos. Entre os positivos, oito são do concelho da Praia, dois de S. Domingos e um de Santa Cruz.Os 11 casos positivos são de pessoas não apresentavam sintomas sugestivos da doença, ou seja, estavam assintomáticas. Já três apresentavam sintomas condizentes com a Covid-19”, detalhou.
Hoje foram ainda notificados seis novos casos suspeitos, sendo quatro da Praia, um do Tarrafal e um de São Vicente. Jorge Barreto lembra que, em relação aos casos suspeitos que vão aparecendo, foi alargado para pessoas que apresentam manifestações ou sintomas respiratórios na necessidade de hospitalização e que passam a ser alvo de investigação por forma a alargar a vigilância.
Actualizou ainda os números de pessoas em isolamento para 255. A cidade da Praia responde por 246, Boa Vista seis pessoas, Tarrafal duas e Santa Luz uma. Em quarentena estão 360 pessoas, a maioria no concelho da Praia, que já responde por 80% dos confirmados no país desde o registo do primeiro caso.
A taxa global de letalidade da covid-19 no país baixou para 7,4% e para pessoas com mais de 60 anos fixou-se nos 7,8%.