Pub.
Escolha do EditorSocial

Clube de Ténis do Mindelo colorido com desenhos, por iniciativa de Balta: “Obra de arte para valorizar o espaço e criar nova atracção turística”

Pub.

As paredes externas do Clube Ténis do Mindelo, situado junto ao mercado da Praça Estrela, começaram a ser embelezadas ontem à noite com pinturas coloridas, inspiradas no quotidiano mindelense e em figuras desportivas ligadas à modalidade do Ténis, por iniciativa do ex-emigrante Baltasar Andrade. Os trabalhos envolvem 22 artistas, que, à semelhança dos desenhos executados nas garagens da CMSV em Monte Sossego, vão expor a sua arte nessa enorme tela de betão armado, com o intuito de valorizar esse património e transformar a baixa da cidade do Mindelo numa atracção turística.

“Esta obra vem valorizar o nosso clube. Já fizemos algumas intervenções no interior, mas, se queremos atrair pessoas para este espaço, temos também de dar uma outra imagem à parte externa”, diz Didi, presidente do referido clube, que enaltece ainda o facto de a obra homenagear tenistas que deram o seu contributo para o desenvolvimento desse desporto na ilha de S. Vicente e em Cabo Verde. Para este também jogador, a iniciativa coincide com os planos de dinamização do clube, razão que o levou a aceitar o desafio lançado por Baltasar Andrade, que, relembra, tem uma forte ligação com o ténis.

Publicidade

Balta, como é conhecido, confirma que é menino crescido no campo de ténis. “O meu umbigo está lá dentro. Comecei a jogar aos cinco anos de idade até o dia que sofri um acidente nos Estados Unidos e parei”, revela este mindelense, que colocou a si próprio o desafio de embelezar o exterior do espaço, cujas paredes estavam a apodrecer a olhos vistos.

“Este clube vai completar 100 anos, é um património histórico desta cidade, e incomodava-me ver o estado em que estava. Por isso decidi que iria mexer os cordelinhos e conseguir meios para fazer algo parecido com a pintura das garagens em Monte Sossego”, conta Balta, que teve a sorte de encontrar na empresa Sita uma parceira de braços abertos. “Quando expliquei a ideia à delegada, ela disse-me: ‘vamos embelezar Mindelo, mas com a nossa tinta! Fui logo invadido por uma onda de motivação.”  

Publicidade

A empresa, segundo Balta, prontificou-se a fornecer a matéria-prima que permitiu preparar a parede e a tinta. O resto, diz, está nas mãos dele, dos artistas, dos cidadãos, da Câmara e de todos aqueles que amam Mindelo e acreditam no valor dessa exposição artística. “Podemos fazer muita coisa boa em S. Vicente se cada um ajudar iniciativas do género. Quero também agradecer a pronta disponibilidade do Mindel Insite em fazer esta reportagem porque este jornal tem mostrado um compromisso sério com esta ilha”, salienta o ex-emigrante.

Para Balta, este segundo desafio é diferente por causa da localização do espaço, por estar ligado ao desporto e à sua história pessoal. E porque a tela é o campo de ténis, frisa, nada mais justo que homenagear figuras como Hernesto Medina – pessoa que lhe ofereceu a primeira raquete quando tinha 12 anos -, Lulú, Eurico, Tony Marques, Moacyr Rodrigues, todos eles “ícones do desporto mindelense”.

Publicidade
Exterior do clube

As paredes do clube, segundo Cacao, estavam esburacadas e com infiltração, pelo que tiveram de gastar algum tempo para colocar a tela nas devidas condições antes de receber as pinceladas. “Tudo indica que há trinta anos que a parede não tinha recebido uma pintura condigna. Mas agora vai ficar um brilho”, comenta esse desenhista, que se prontificou a associar a sua arte a mais esta iniciativa do amigo Baltasar. Para ele, este é mais um gesto de amor por S. Vicente e que envolve mais de vinte artistas de grande qualidade.

Cada pintor terá direito ao seu espaço para fazer o seu desenho. As pinturas deveriam começar em força amanhã, mas já ontem à noite uma dupla deu o pontapé de saída. A expectativa de Cacao é que a obra fique pronta dentro de três semanas.

Kim-Zé Brito

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. Felitaçoes ao Baltinha por esta nobre e desportiva iniciativa. Mas que não esqueça do Nené d’Antão Hernique Vera -Cruz e acima de tudo, do apanhador de bolas e depois campeao de tenis, Marcolino “Naraus”, que morreu dum acidente na Holanda.

  2. Nao conheço esse Balta mas, ele me faz feliz mesmo sem o conhecer.
    Peço para que tenham em conta as sugestoes do Luiz Silva.
    De facto, sendo uma pintura, vai ficar um registo para a posteridade daqueles que engrandeceram o nosso desporto e seria bom, que nao se deixasse de fora ninguemdaqueles que merecem o nosso reconhecimento.
    Por isso, antes de pintar, talvez fosse aconselhavel recorrer a fontes de informacao e incluir as figuras de todos.
    Parede é que nao falta.

  3. Gostaria de saber o que o Presidente e os patrocinadores diriam ao saber que nenhuma mulher Caboverdiana é merecedora de estar nessa parede (palavras do Sr. que o esta a promover). Tem que aparecer uma Serena Williams para tal acontecer. Todo os que la estão representados são figuras so tennis e de São vicente mas quantos representaram CV la fora? Esse é o argumento desse Sr. O maxismo e a exclusão de mulher não pode nunca fazer parte desse clube que tem varias mulheres como sócias e jogadoras, mulheres que ja mostraram que tem amor ao desporto e que por teimosia jogaram e jogam com poucas condições. Irei levar esse assunto aonde der para que isso não volte a acontecer e pelo menos 2 mulheres VÃO ser representadas nesse mural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo