Pub.
Publireportagem
Tendência

Inaugurada em S. Vicente clínica de fisioterapia Nova Fisio, especializada no tratamento da dor

Pub.

A clínica de fisioterapia Nova Fisio foi inaugurada ontem na cidade do Mindelo e começa hoje o atendimento público. Localizado em Alto d’Fortim, o centro é especializado no tratamento da dor nos seus diversos tipos e níveis de intensidade, além de prestar os serviços típicos de fisioterapia.

Segundo a médica Verónica Graça, o centro tem essa particularidade de fazer uma abordagem ao tratamento da dor, que é um campo multidisciplinar, mas mandatado pelo fisioterapeuta. “Isto porque a maior parte da dor que nos afecta é músculo-esquelética, tirando a dor oncológica. A maior causa é ortopédica, como as lesões dos tendões, dos ossos, dos músculos, pelo que o fisioterapeuta tem uma intervenção fundamental”, explica essa especialista em anestesiologia desde 1996, que tem feito carreira no sector da saúde em Portugal.

Publicidade

Quando um paciente procura o centro, prossegue Verónica Graça, é feito, em primeiro lugar, a sua história clínica, identificada a origem da dor e a sua caracterização – saber qual o tipo de dor – e só depois definida a estratégia de tratamento e as sessões. Esta decisão é tomada em concertação entre o fisioterapeuta e a anestesiologista.

Quando um fisioterapeuta tem uma especialsita em anestesiologia na retaguarda, segundo a experiente médica, acaba por exercer a sua actividade com mais segurança “porque sabe que o paciente está medicado e pode intensificar o processo de recuperação, sem correr muitos riscos”. Daí acreditar que a clínica Nova Fisio venha a marcar posição em S. Vicente por esse diferencial.

Publicidade

Além de Verónica Graça, o centro conta com a direção do fisioterapeuta Daniel Vieira, que, segundo essa médica, é um profissional multifacetado, que fez o estagio no Hospital Baptista de Sousa e com experiênci nas áreas desportiva e neurológica e atendimento a crianças com dificuldades respiratórias. “Ele é um jovem que exerce a sua profissão com paixão”, salienta a entrevistada.

O espaço dispõe de várias máquinas de especialidade e equipamentos de recuperação da força muscular e do equilíbrio corporal e pode proporcionar o trabalho de até cinco fisioterapeutas em simultâneo. A clínica está também preparada para fazer atendimento a domicílio, dispondo para o efeito de uma marquesa portátil e aparelhos de infravermelhos, pressoterapia – drenagem linfática devido a má circulação sanguínea, etc.

Publicidade

Desde março passado que o centro começou a ser montado, mas só agora recebeu luz verde para iniciar formalmente as actividades. No entanto, o projecto começou a ser trabalhado há cinco anos.

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo