A esteticista Elsa “Elcy” Dias começou ontem a partilhar os conhecimentos adquiridos durante 17 anos no domínio do tratamento e embelezamento de unhas com o primeiro de uma série de workshops no seu salão, sito em Chã de Alecrim. No espaço Elcy Nails deu o pontapé de saída desta nova etapa na sua carreira profissional, agora como formadora.
“O que me leva a ministrar este workshop é a vontade de repassar para outras jovens a minha experiência profissional e dar-lhes uma ferramenta para iniciarem o seu próprio negócio, tal como aconteceu comigo”, explica Elcy Dias. Além disso, acrescenta, está a responder a um apelo de algumas amigas que sempre quiseram aprender com ela as técnicas de embelezamento de unhas.
Sem muito tempo disponível devido as suas obrigações profissionais e por estar a finalizar a defesa da formação superior em Educação Básica, Elcy, como é tratada, decidiu apostar em workshops de uma semana e para turmas compostas por apenas duas pessoas. Desta forma, diz, pode dar mais atenção às alunas. “Cada aula tem três horas de duração, mas posso estender o tempo dependendo da dedicação e desempenho das alunas”, informa.
O primeiro workshop tem como aprendizes Nereida da Graça e Patrícia Santos, duas jovens interessadas em conhecer o mundo do embelezamento das unhas e que pretendem trabalhar na área de manicure, se possível abrindo os seus próprios serviços. “Todos sabemos que o mercado cabo-verdiano está saturado em várias áreas e temos que nos munir de ferramentas para termos mais escolhas de (auto) emprego”, refere Patrícia Santos, 26 anos, e que está a terminar a licenciatura em Marketing e Gestão Comercial. Desempregada neste momento, esta jovem decidiu aprender os primeiros passos no domínio da estética com Elci Dias.
Esta escolha não é inocente. Segundo Patrícia Santos, conhece a paixão que Elcy Dias tem pelo seu trabalho e a qualidade do seu serviço, por isso mostra-se ciente de estar a fazer um bom investimento. “Já fiz as unhas no seu salão e vi o nível de profissionalismo com que trata as clientes e as próprias colaboradoras. Com ela não há meio-termo: ou aprendemos ou aprendemos”, frisa esta jovem, que não tem nenhuma experiência como manicure.
Já Nereida da Graça costumava pintar as unhas da madrinha e de uma prima e sempre teve essa vontade de aprender os segredos da profissão. Segundo esta jovem de 28 anos, estava decidida em fazer uma formação em estética e foi informada do workshop pela irmã. “Ela veio fazer as unhas e soube desta iniciativa”, revela Nereida, que também tem como meta iniciar o seu próprio negócio. Por isso pretende dedicar-se a fundo e passar a praticar as técnicas até o seu pleno domínio.
No workshop, as alunas vão ficar a conhecer os produtos e equipamentos usados no tratamento das unhas, como o catalisador, a anatomia das unhas, como usar o gel, a construção e finalização da unha de gel…; Enfim, conhecimentos básicos e diversos que podem depois desenvolver consoante o interesse de cada uma.
No final, a Elcy Nails irá atribuir um certificado de participação no workshop, que pode ajudar as participantes a encontrar trabalho num salão ou iniciar o seu próprio serviço de manicure.
Esta empresária iniciou a sua actividade profissional há cerca de 17 anos, mas abriu o salão Elcy Nails faz apenas 3 anos. Neste momento o serviço funciona em Chã de Alecrim, onde arranjou um espaço mais amplo, onde adicionou outros serviços como penteados para crianças, depilação e sobrancelhas. Mais para frente pretende fornecer o serviço de massagem corporal.
A esteticista está neste momento a preparar a defesa do seu trabalho de licenciatura em Educação Básica, curso que lhe permitiu adquirir conhecimentos em pedagogia, que está a aplicar no workshop. Ela que pretende passar a dar aulas na área da sua formação académica, mas mantendo sempre em aberto o salão de estética, sua grande paixão.
Assim que terminar este workshop avança para o segundo. A intenção é realizar uma série de formações básicas a um preço ao alcance das jovens mulheres.