O Dia Mundial dos Oceanos é assinalado hoje, 8 de Junho, sob o lema “inovação para um oceano sustentável”, e pretende lembrar a importância dos oceanos na vida dos cidadãos e na preservação do planeta. Criada pela ONU para assinalar a conferência da organização sobre o ambiente – que decorreu no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992 (Conferência do Rio) – a data foi celebrada com colóquios e conferências um pouco por todo o mundo.
Cabo Verde é 99% mar e o Governo quer transformar o território marítimo num dos mais importantes contribuintes para a criação da riqueza nacional. Numa mensagem alusiva à data, Paulo Veiga, ministro da Economia Marítima, sustenta que a aposta será no aproveitamento responsável dos recursos marinhos, o que permitirá criar empregos e oportunidades de negócio e no respeito pela preservação dos ecossistemas.
Como recorda a ONU, há múltiplas razões para se honrar este dia, uma delas recordar a todos o papel que os oceanos desempenham na nossa vida quotidiana. Além disso, realça a organização, são os pulmões do planeta, responsáveis pela maior parte do oxigénio que respiramos.