Opinião
Tendência

Alex Saab acrescentado à lista de Delegados do Governo venezuelano para discussões políticas no México

Por: Defesa de Alex Saab

“A participação efectiva de Alex Saab marcaria a vontade de todas as partes e observadores externos de se abrirem ao diálogo e de explorarem soluções sustentáveis”.

Tendo em vista a terceira ronda de negociações a realizar na Cidade do México em 24 e 27 de setembro de 2021, Alex Saab foi nomeado pela República Bolivariana da Venezuela para fazer parte da delegação que representa os interesses do Governo da Venezuela. Embora ainda esteja detido por Cabo Verde, de forma arbitrária e em violação da imunidade diplomática, com vista à sua extradição com fins políticos para os Estados Unidos da América, a sua participação efetiva nas negociações como representante do governo da Venezuela é considerada essencial e fundamental.

De um ponto de vista técnico, é o seu know-how, a sua longa experiência na matéria, o seu conhecimento detalhado das questões políticas e a sua capacidade de negociação que justificam plenamente esta escolha. De um ponto de vista político, o Governo venezuelano reitera a sua total confiança em Alex Saab e o seu apoio inabalável.

Finalmente, de um ponto de vista simbólico e pragmático, a participação efetiva de Alex Saab nestas negociações marcaria a vontade de todas as partes e observadores externos de se abrirem ao diálogo e de explorarem soluções sustentáveis a fim de restabelecer o pleno gozo dos direitos económicos, sociais e culturais na Venezuela e de satisfazer as necessidades humanitárias mais básicas.

Este já era o mandato temático de Alex Saab como Enviado Especial, especialmente durante a sua prisão ilegítima por Cabo Verde durante uma passagem técnica em 12 de junho de 2020.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo