Pub.
Opinião
Tendência

A incrível perseguição infrutífera contra o diplomata Alex Saab

Pub.

Por: T. Bunke

Sem dúvida, Alex Saab é um personagem. Carismático, engenhoso, com um QI162 e aparência (nas fotos reais) do artista de Hollywood. Desde a adolescência ele não conseguia chegar a um lugar e passar despercebido. Tem um ímã que atrai. Grande humor como os homens inteligentes possuem. Outros dizem que é o Rei Midas misturado com Che Guevara, e sim, generoso e humanístico estar sempre do lado dos mais necessitados.

Publicidade

Por que, então, a perseguição à mídia o levou a ser sequestrado em uma prisão em Cabo Verde por 15 meses? Com um mandado de prisão recebido 1 ano depois! Torturado! Humilhado! Além da sua família que você ama tanto? Com dezenas de ilegalidades cometidas contra ele neste sequestro e interferência norte-americana desproporcional e coercitiva?

Por que o pequeno país Cabo Verde não se atreve a libertá-lo e os EUA enviam um navio de guerra para proteger a pequena ilha do Sal, caso a Saab decida escapar?

Publicidade

A verdade é que esse personagem enigmático demonstrou em seu sequestro sua lealdade ao governo da Venezuela e seu presidente Nicolás Maduro.

Ele poderia ter mentido, colaborado, conspirado, ou o que seja, e certamente ele estaria em Miami tomando sol livre e com sua família.

Publicidade

Mas sua integridade, lealdade como ele se manifestou tantas vezes, e sua garantia de não ter cometido nenhuma atividade ilícita a mantêm lutando por sua liberdade e a da Venezuela que ele ama.

Mas, se virmos quanta perseguição recebeu, ele seria um candidato a um novo Prémio Nobel, o da integridade, eu o chamaria.

Vamos resumir e julgar. Seu apoio e serviço a um governo socialista do qual não temos dúvida de que é totalmente e lhe trouxe muitos problemas, vamos pelo menos listar aqueles que conhecemos.

Suíça: Ele investigou por 3 anos a pedido da América do Norte. Mais de 3.000 páginas e transações profundamente examinadas. Conclusão: não há caso, nada ilegal, ele não pode ser acusado.

Luxemburgo: 2 anos de investigações concluíram que apenas a imprensa o acusa. Investigação encerrada. Nada ilegal encontrado contra ele.

Bélgica: 3 anos de pesquisa solicitada pelos EUA. Conclusão? Não há evidência de qualquer transação ilícita.

México: Pesquisa aberta promovida pela imprensa. Conclusão? Inocente. Não há caso.

Equador: acusação de lavagem de dinheiro contra empresas que o fornecem. Conclusão? Inocente. Caso encerrado. Nada ilegal. Ordem para devolver o dinheiro retido.

Venezuela: Alex Saab é enviado especial do Governo da Venezuela para os países da Rússia e Irã desde abril de 2018 com imunidade soberana. Embaixador na União Africana desde dezembro de 2020.

Como empresário, ele gera quase 100.000 empregos no mundo, principalmente na Venezuela. Ele foi investigado pela assembleia nacional da oposição. Conclusão: inocente, nada ilegal encontrado, ele cumpriu cada um de seus contratos.

Itália: pesquisa baseada na imprensa da oposição. Já se passaram 2 anos desde que decidiram congelar o apartamento da família a pedido dos Estados Unidos. Conclusão até agora: Nada. Não há evidências de ilícito. Eles não encontraram nenhuma maneira de acusá-lo.

Estados Unidos: ele e sua família foram sancionados em julho de 2019 por trabalharem para o governo da Venezuela. Suportes? Imprensa amarela e pedido da oposição venezuelana.

Acusação de lavagem de dinheiro que foi destruída pelo Ministério Público suíço.

Investigado sem qualquer outra prova além de artigos de imprensa de ser um vocalista do presidente Nicolás Maduro. Colômbia: investigado e acusado de lavagem por ordem dos EUA. Conclusão: Nada ilegal.

No entanto, a imprensa colombiana o chama de suposto vocalista de Nicolás Maduro. Embora cada vez menos pessoas coloquem esse título nele, jornais radicais de direita, como Tiempo, Revista Semana, fazem de tudo para encontrar algo para culpá-lo.

Cabo Verde: sequestrado sem uma ordem da Interpol e sem um mandado de prisão apenas a pedido dos Estados Unidos quando seu avião foi reabastecido através de uma missão especial à República Islâmica do Irã.

Ele foi torturado física e psicologicamente por 15 meses para forçá-lo a assinar sua extradição voluntária para os EUA e alguma declaração com a qual eles podem incriminar o governo da Venezuela.

Mandado de prisão dos EUA recebido um ano após ser sequestrado.

Declaração escrita da polícia de Cabo Verde aceitando que, no momento de sua prisão, não tinham mandado de prisão ou pedido da Interpol.

O que você conseguiu com isso? Apenas artigos a favor do governo da Venezuela, apoio ao presidente Maduro e mensagens ao povo da Venezuela para continuar lutando.

Apesar das inconstitucionalidades óbvias e exageradas deste caso, ele continua a ser detido por pressão dos Estados Unidos para o pequeno país africano.

Tudo isso apesar do fato de que:

A mais alta corte da África, Cedeao / Ecowas, ordenou depois de julgá-lo em 2 ocasiões sua libertação imediata e o pagamento de indenização pelos danos causados.

A ONU ordenou a suspensão imediata do processo de extradição.

Todos os termos e prazos da lei foram violados e expiraram. Ele ainda aguarda uma decisão do tribunal constitucional que deve violar 12 pontos constitucionais sólidos para ordenar sua extradição.

O povo de Cabo Verde está a seu favor e, pela primeira vez em sua curta história como país independente, eles marcharam em protesto contra o tribunal constitucional e o governo.

E o último e mais incrível! Os Estados Unidos acabam de pedir uma prorrogação de 30 dias após 15 meses de sequestro, quando sua captura também foi exigida nos Estados Unidos, já que eles não sabem mais o que inventá-lo. Sim, incrível, mas verdadeiro.

Rússia: declarou que a detenção do diplomata Alex Saab é ilegal e exigiu enfaticamente sua libertação.

Irã: declarou que a detenção do diplomata Alex Saab é ilegal, uma heresia muito perigosa e exigiu sua libertação imediata. China: declarou ilegal a detenção do diplomata Alex Saab e exige sua libertação.

Isso mesmo, a esquerda contra a direita radical enfrentou mais uma vez, desta vez pela Venezuela, um país que teve 23 eleições populares em 24 anos com uma vitória 22 vezes do chavismo, mas que os Estados Unidos e seus países mais lacaios como a Colômbia chamam de ditadura … E que, apesar de ter recebido as sanções e bloqueio econômico mais cruéis já vistos contra um país em pelo menos as últimas 2 décadas, continua a viver em paz e seu governo mantendo as necessidades do povo.

Esperamos se haga justicia, que sea liberado el diplomático Alex Saab y las negociaciones del país caribeño con la oposición radical que se lleva a cabo en estos momentos en México acabe por fin todo este atropello contra un país que antes del bloqueo había logrado ya con su sistema socialista moderno, reducir la pobreza 30 % , el mayor logro del mundo en 20 años de gobiernos y que continúe su camino a convertirse en una potencia mundial con la reserva de petróleo más grande del mundo.

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo