Pub.
Mundo
Tendência

Navio Ever Given parcialmente desencalhado do Canal de Suez

Pub.

O porta-contentores Ever Given foi desencalhado parcialmente do Canal de Suez, após as equipas de resgate terem removido cerca de 27 mil metros cúbicos de areia, aprofundando o calado na área do encalhe. Segundo o site de notícias Bloomberg.com, o provedor de serviços marítimos Inchcape conseguiu o feito quase uma semana depois que o navio gigante ficou preso, atravessado no canal e bloqueando uma das rotas comerciais mais importantes do mundo.

Embora o navio esteja flutuando parcialmente, ainda não ficou claro quando a hidrovia estará aberta ao tráfego, ou quanto tempo levará para se normalizar a fila de navios à espera para sair ou a caminho do Suez. O engarrafamento já chega a 429 navios, incluindo uma carga com 130 mil ovelhas vivas.

Publicidade

O acúmulo de pedidos é mais uma tensão para as cadeias de abastecimento globais já afetadas pela pandemia, pois o canal é uma rota para cerca de 12% do comércio global. Alguns navios já optaram pela longa e cara viagem ao redor do extremo sul da África, em vez de Suez.

O Ever Given encalhou após sofrer com fortes rajadas de ventos de até 40 milhas por hora, interrompendo o tráfego de navios na rota mais curta entre a Europa e a Ásia.

Publicidade

C/Globo.com

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo