Pub.
Pub.
Atualidade

Tolerância de ponto no período de tarde de Quinta-feira Santa

O Governo decidiu conceder tolerância de ponto aos funcionários e agentes do Estado, dos Institutos Públicos e das Autarquias no período de tarde da Quinta-feira Santa, 01 de abril, em todo o território nacional, proporcionando assim um fim-de-semana prolongado aos cabo-verdianos. O horário de funcionamento desses serviços neste dia, refere, é das 8 às 12 horas.

Na resolução n.º 41/2021, justifica dizendo que a celebração da Semana Santa encontra seu ápice Tríduo Pascal, que compreende a Quinta-feira Santa, Sexta-feira da Paixão e a Solene Vigília Pascal, no sábado à noite. O Governo evoca a “prática de concessão de tolerância de ponto” e de celebração da Pascoa em todo o país para conceder a tolerância.

Publicidade

Não estão abrangidos pela tolerância de ponto as Forças Armadas, as Polícias Nacional e Judiciária, os estabelecimentos de Saúde, os agentes prisionais, os guardas e vigilantes e os serviços que laboram em regime ininterrupto, cuja presença se torna imperiosa. Estes mantém o mesmo horário a que se encontram legalmente vinculados.

Esquece, no entanto, que, este “fim-de-semana prolongado” em plena pandemia é propício à aglomeração e deslocação de pessoas entre as comunidades e ilhas, possivelmente transportando o vírus da Covid-19. Isto quando lá fora os vários países estão a adoptar medidas mais severas para manter as pessoas em casa e assim travar a pandemia.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo