Pub.
Pub.
Atualidade

Congestionamento da Linha Verde: Inscrição de idosos para vacinação pode passar para Centros de Saúde

Ainda não há uma decisão definitiva, mas o congestionamento provocado pela grande demanda na linha verde 800 11 12 pode obrigar as autoridades de saúde a descentralizar a inscrição para os centros de saúde. Esta informação foi confirmada ao Mindelinsite por um quadro da Delegacia de Saúde de São Vicente. Antes, na sexta-feira, o Director Nacional da Saúde veio explicar que a estratégia de utilizar a linha verde foi para facilitar o acesso às pessoas que poderia ter dificuldades em aceder à internet.

Ainda não temos esta indicação, mas possivelmente a inscrição das pessoas idosas para vacinação vai passar para os centros de saúde para evitar o congestionamento da linha. Logo que se decidir, vamos fazer esta informação chegar aos idosos, seja através da rádio ou outros meios”, afirmou esta nossa fonte. Esta confirma que os serviços de Saúde estão a par das dificuldades e atendimento na Linha Verde e do longo tempo de espera relatado por muitas pessoas este final-de-semana nas redes sociais.

Publicidade

Na sexta-feira, numa publicação na sua página, o DNS explicou que, como estratégia inicial, decidiu-se pela linha verde 800 11 12 para facilitar o acesso à inscrição de pessoas com mais de 60 anos, considerando que a utilização da internet poderia ser um constrangimento. “A linha verde é gratuita e, através de qualquer telefone, é possível fazer a inscrição das 8 horas da manhã até às 8 da noite, diariamente”, escreveu Jorge Barreto.

Segundo este responsável, após a inscrição, num posterior momento, as pessoas serão contactadas para receberem informação sobre o dia, a hora e o local onde serão vacinadas contra a Covid-19. Prevendo alguma dificuldade, Barreto pedia as pessoas que não conseguissem fazer a inscrição à primeira a continuarem a tentar nos dias subsequentes, realçando que a chamada para a vacinação deste grupo seria por ordem decrescente em relação à idade, ou seja, dos mais para os menos idosos.

Publicidade

“Pretendemos continuar a analisar estratégias e tentar identificar outras soluções para melhorar as condições para a inscrição. É por isso que pedimos as pessoas a sua compreensão, caso não conseguirem contactar no dia podem aproveitar a oportunidade no dia seguinte”, avançada.

Jorge Barreto pediu as pessoas para que tenham um pouco de serenidade, pois esta vacinação é um processo complexo que necessita de uma triagem adequada por forma a salvaguardar todo o rigor e a segurança que requer.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo