Mundo

Derrocada de rocha em lago no Brasil faz sete mortos e dezenas de feridos (c/video)

O desabamento de parte considerável de uma rocha atingiu várias embarcações com turistas no Lago de Furnas, no município brasileiro de Capitólio, e provocou sete mortos, dezenas de feridos e pelo menos 3 desaparecidos. Filmado por visitantes presentes nesse local turístico, o acidente mostra primeiro a queda de pequenas pedras da encosta da montanha e depois o desmoronamento de uma pesada estrutura em direção ao centro do lago, onde nesse instante estavam algumas lanchas.

Passageiros que estavam um pouco mais afastados deram conta do perigo, tentaram avisar os que estavam nas imediações da montanha, mas o aviso chegou tarde para algumas das vítimas. O enorme bloco despreendeu-se e caiu pesado sobre os barcos, que se afundaram, enquanto uma massa enorme de água era levantada com o impacto e atingir os barcos mais afastados.

Conforme o jornal Globo, a queda dessa parte da rocha terá sido causada pela erosão do solo e infiltrações de água das fortes chuvas que atingem essa área há dias. Há também outras hipóteses para a tragédia, como a falta de um mapeamento de riscos da região e o fato de que paredões e falésias costumam ceder naturalmente.

A Marinha do Brasil informou que um um inquérito será instaurado para apurar as causas e a Polícia Civil também também já investiga o caso. Além disso, a Marinha deve investigar se os barcos de passeio poderiam estar ali, dadas as condições climáticas e os alertas meteorológicos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo