Desporto

Desfalcado do técnico Bubista, Cabo Verde defronta hoje a seleção da Etiópia no arranque da CAN

Cabo Verde defronta hoje a seleção da Etiópia no dia do arranque da 33ª edição da Copa Africana de Nações, que acontece nos Camarões. A formação nacional entra em campo desfalcada do técnico Bubista e de outros importantes jogadores, dentre os quais o titular guarda-redes Vozinha. Ambos estão infectados com o vírus da Covid-19, assim como os jogadores Keven Gomes, Ponck, Lisandro Semedo e Willis Furtado, estando este grupo confinado e em tratamento na cidade da Praia.

Já nos Camarões, os testes realizados à comitiva na sexta-feira deram positivo para Keven Ramos e Gilson Tavares. Feitas as contas, os Tubarões-Azuis partem para o jogo estreia da CAN sem o técnico principal e desfalcados de 7 jogadores. Além disso, o lateral Steve Furtado está ainda a recuperar-se de uma ligeira lesão contraída no treino de anteontem e está em dúvida para hoje.

O jogo entre Cabo Verde e Etiópia será antecedido da partida que irá opor o anfitrião Camarões e Burkina Faso, consideradas as duas equipas mais fortes do grupo A. Aliás, Camarões, que joga em casa, é tida como a seleção favorita ao título.

Entretanto, a CAN-2021, que foi adiada para 2022 devido a pandemia da Covid-19, irá decorrer sob tensão. Analistas aventam a possibilidade de a Copa ser influenciadas pelo conflito armado que assola Camarões desde 2017, opondo o Governo a separatistas que lutam pela independência da região de Ambazónia.

Além deste factor, o campeonato pode ser ensombrado pela própria pandemia, visto que, segundo fontes diversas, a taxa de vacinação é ainda irrisória nos Camarões. Além disso, tal como noutras partes do mundo, as infeções aumentaram nos últimos tempos devido a variante Ômicron.

Apesar das contrariedades enfrentadas pela seleção nacional, a meta inicial da equipa técnica é passar esta primeira fase. E, na perspectiva de Topa, treinador de guarda-redes, o jogo de hoje é por natureza o mais importante, por ser o primeiro.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo