Pub.
Mundo

Derrocada de edifício na Nigéria faz oito mortos e duas dezenas de feridos

Pub.

Oito pessoas morreram quando um edifício de três andares ruiu num distrito de Lagos, a capital económica da Nigéria, anunciaram hoje os serviços de proteção civil nigerianos. Estão ainda ainda por determinar as causas da derrocada, segundo a Agência Nacional de Gestão de Emergências da Nigéria, que conseguiu retirar 23 pessoas dos escombros, com ferimentos de gravidade variável.

“Recuperámos oito corpos e 23 pessoas foram resgatadas, incluindo sete crianças e 16 adultos, com vários graus de ferimentos. Nove das pessoas resgatadas vivas foram tratadas em vários estabelecimentos de saúde”, informou uma fonte do serviço de proteção civil nigeriano. “Ainda estamos à procura de mais possíveis vítimas nos escombros”, acrescentou, salientando que estava em curso uma investigação para determinar a causa do desmoronamento do edifício.

Publicidade

O rés-do-chão e o primeiro andar do edifício, localizado na área de Oyingbo, em Lagos, com 14 milhões de habitantes, eram utilizados como armazéns, enquanto o segundo andar era um piso residencial, explicou a fonte da Agência Nacional de Gestão de Emergências, em declarações à comunicação social.

O colapso de edifícios é comum na Nigéria, onde a construção e a manutenção dos edifícios são frequentemente negligenciados. Lagos registou cinco incidentes deste tipo no ano passado, incluindo um em novembro, em que quatro dezenas de pessoas morreram quando se abateu sobre os trabalhadores um arranha-céus em construção.

Publicidade

As autoridades nigerianas são frequentemente acusadas de não conseguirem fazer cumprir os regulamentos de construção que garantem a segurança das estruturas.

Fonte: DN.PT

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo