Pub.
Mundo

Coluna militar com mais de 60 km de tanques e veículos russos se aproxima de Kiev

Pub.

Uma impressionante coluna de veículos militares russos, com mais de 60 km de comprimento, se aproxima de Kiev, principal alvo militar da Rússia em sua ofensiva em território ucraniano. As imagens são de um satélite americano.

O comboio “se estende dos arredores do aeroporto Antonov, que fica a 25 km do centro de Kiev, até as imediações de Prybirsk, ao norte”, afirmou na segunda-feira, 28, à noite a empresa americana de imagens por satélite Maxar.

Publicidade

Desde o início da invasão russa à Ucrânia, o aeroporto é cenário de combates violentos. O exército de Vladimir Putin tenta conquistar essa infraestrutura estratégica para tomar a capital.

As imagens mostram dezenas de veículos um atrás do outro em estradas rurais da Ucrânia, às vezes com nuvens de fumaça nas proximidades, ou prédios em chamas. Também mostram um novo destacamento de tropas, com helicópteros de ataque e veículos, em Belarus, a menos de 30 quilômetros da fronteira com a Ucrânia.

Publicidade

Desde o início da ofensiva russa na quinta-feira, as forças ucranianas mantêm o controle do acesso ao centro de Kiev, contendo o avanço das tropas russas.

Ofensiva iminente

De acordo com o correspondente da RFI em Kiev, Stéphane Siohan, o clima é de tensão na capital. A cidade está vazia, o centro deserto está coberto de neve. “Há o temor de uma ofensiva forte contra Kiev, na sequência do fracasso das negociações”, explica, realçando que passou a última noite em um abrigo antiaéreo do tempo soviético, em uma estação de metrô, a cem metros de profundidade. 

Publicidade

As sirenes de ataque aéreo seguem alertando os moradores de Kiev a permanecer ao abrigo das bombas, acrescenta o correspondente.

C/RFi.fr

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo