Economia
Tendência

Workshop de segurança e saúde comportamental: Organização aberta a propostas, projectos e ideias de residentes em Cabo Verde

Até ao dia 30 de maio estão abertas as participações de ideias, projectos, casos ou teses para nove temas que serão debatidos em modo de consultoria circular e aprendizagem colaborativa no workshop internacional de Segurança e Saúde Comportamental. Nesta oitava edição, o evento, que costuma acontecer entre Portugal e Brasil, conta com a participação institucional, académica e técnica de Angola e Cabo Verde, pelo que a organização espera receber propostas de interessados residentes fundamentalmente nos dois países africanos.

“Os interessados em participar através de apresentação de ideias, projetos, ‘cases’, teses deverão enviar as suas propostas para o e-mail geral@segurancacomportamental.com. Deve constar um resumo com o máximo de 800 palavras, indicando: nome, entidade, contato e-mail e telefónico, n.º do projeto, objetivo, âmbito, ponto de situação, desafios a ser debatidos”, informa Natividade Gomes, directora da revista Segurança Comportamental, publicação especializada e organizadora do workshop, que decorre em modo virtual no dia 12 de outubro deste ano.

O workshop terá oito horas totalmente síncronas entre os quatro países, dividido em duas partes: a primeira será teórica, em modo de comunicação, com apresentação e debate de temas atuais como teletrabalho e nova abordagem de gestão de segurança e saúde; a segunda, de teor prático, centrada em consultoria circular e aprendizagem colaborativa em torno de nove temas. “Para estes nove temas estão atribuídos os respetivos mentores e apela-se à apresentação de ideias, projetos, casos ou teses”, enfatiza Natividade Gomes, que estimula à participação de quem tem uma ideia e não sabe como desenvolvê-la; tem um projeto e precisa de ideias para avançar; aquele que quer debater o seu “case” para melhorar; os que precisam iniciar a sua tese e precisa de ideias…

Os projectos devem incluir áreas como culturas organizacionais, liderança efetiva em segurança e saúde, diálogos preventivos de segurança e saúde, investigação de acidentes de trabalho e de doenças profissionais, riscos psicossociais… Os resumos serão avaliados pela comissão técnico-científica e será dada resposta entre 30 de maio e 15 de junho.

A revista Segurança Comportamental está no mercado desde 2010, com a missão de ajudar a criar e/ou moldar valores, crenças, atitudes e comportamentos e apoiar a dirigir os ajustes comportamentais adaptáveis às condições de segurança e saúde. O foco é um ambiente laboral e económico mais seguro, saudável e sustentável.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo