Economia
Tendência

Vento forte “reteve” Interilhas e Praia d’ Aguada em S. Nicolau

O vento forte que se faz sentir por estes dias em Cabo Verde reteve os navios Interilhas e Praia d’Aguada no caís de Tarrafal de S. Nicolau. Após várias tentativas, o Interilhas zarpou a meio da manhã de ontem rumo a ilha do Sal e o Praia d’ Aguada por volta das 21horas com destino a ilha de Santiago.

Ao que conseguimos apurar, o navio Interilhas atracou no Porto de Tarrafal no sábado à noite. O Praia d’ Aguada chegou no dia seguinte e ficou fundeado na baía do Tarrafal a espera de espaço para aportar. De acordo com uma fonte Mindelinsite, foi só depois de 36 horas de espera e que os passageiros foram autorizados a  pernoitar em uma pensão.  

O director operacional da CV Interilhas confirma que esses dois navios estiveram retidos em São Nicolau por causa das condições meteorológicas pouco favoráveis. “O navio Interilhas chegou no Tarrafal, conseguiu atracar e operar. Embarcou passageiros, que deveriam seguir para Sal e Boa Vista no dia 24 às 22h, mas não conseguiu porque o vento estava muito forte. No dia 25, o Praia d’Aguada chegou às 6h da manhã e teve de ficar a aguardar por o caís estava ocupado com Interilhas”, explica Carlos Dias. 

Segundo este responsável, o navio Interilhas só conseguiu zarpar por volta das 10h da manhã de segunda-feira. Significa que esteve desde o dia 24 até o dia 26 na ilha de S. Nicolau. Só depois da saída do Interilhas para a ilha do Sal, o Praia d’ Aguada conseguiu atracar. “Felizmente ontem à noite, depois de várias tentativas, o navio Praia d’ Aguada conseguiu partir de S. Nicolau, aproveitando um momento em que houve uma pequena acalmia no tempo”

De referir que ontem, o Instituto Marítimo e Portuário (IMP), emitiu um aviso, alertando para a intensificação do vento e agravamento do estado do mar em Barlavento Ocidental e Oriental. Por conta disso, este interditou a saída para o mar das embarcações de pesca local, bote e pequenas embarcações de boca aberta, enquanto se mantiver estas condições. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo