Pub.
Economia

Vencedores do Startup Mindelo pedem votos para representarem SV no concurso nacional

Pub.

Os promotores da ideia de negócio Algomar, vencedor do concurso Startup Mindelo realizado no último final de semana, pedem voto aos jovens para estarem no Startup Cabo Verde, agendado para 28 de dezembro. Como argumento, dizem que o seu projecto é facilmente realizável, não demanda grandes financiamentos, tem pegada ambiental porque alimenta-se do dióxido de carbono e contribui para melhorar a dieta alimentar.

O Startup Mindelo, que teve como tema “Bluetech” e “Economia Azul”, teve como palco a Universidade Lusófona de Cabo Verde – Polo do Mindelo e contou com a participação de 30 jovens, que apresentaram seis ideias e projectos. “Ficamos em primeiro lugar, mas queremos ir mais longe. Por isso, estamos a lançar este apelo aos jovens para entrarem na página do Startup Weekend Cabo Verde e votarem no nosso projecto para que possamos ter a oportunidade de apresentar esta nossa ideia no nacional”, diz Rony Whanon, realçando que os mais votados serão os escolhidos.  

Publicidade

É que, como recompensa por ter vencido o concurso local, o projecto já ganhou uma incubação de seis meses para desenvolver a sua ideia de negócio, ou seja, para se preparar a implementação da empresa. “Durante os seis meses vão ter acompanhamento, estudo financeiro, um plano de negócio. Mas vamos tentar o nacional porque acreditamos na viabilidade do nosso projecto. Ainda não sabemos quais são os prémios, mas acreditamos que a participação nos dará mais visibilidade e, possivelmente, algum financiamento para arrancarmos efectivamento”, pontua.

O Algomar consiste na criação de uma empresa de produção e comercialização de algas marinhas para indústrias cosméticas, farmacêuticas e gastronómicas. A ideia de negócios foi desenvolvida por quatro jovens, três dos quais já trabalham e um ainda é estudante, e propõe combater a poluição a poluição ambiental e, ao mesmo tempo, melhorar os hábitos alimentares das pessoas, através da produção de algas marinhas que são uma espécie que alimenta do excesso de dióxido de carbono. “A alga marinha é muito rica em nutrientes e acaba por ser uma grande fonte de proteínas, vitaminas e minerais. Por isso queremos também adaptá-lo a gastronomia”, incita.  

Publicidade

Outra vantagem, de acordo com este entrevistado Mindelinsite, é que este projecto ou ideia de negócios não demanda um alto investimento, tendo em conta que a alga marinha precisa apenas de dióxido de carbono, luz solar e água do mar para se desenvolver e para reproduzir. “Se conseguirmos um investimento e um acompanhamento ou orientação, pelo menos nos primeiros tempos, acredito que é um projecto que tem tudo para dar certo”, reforça este mentor do projecto vencedor do Startup Mindelo.

O Startup Weekend é um evento educativo, criativo e colaborativo, que estimula as pessoas, sobretudo os jovens, a desenvolver e lançar novas ideias de negócio. Permite ainda trabalhar na criação de pitches, modelos de negócio, prototipagem, design, e validação de mercado, num ambiente de equipa amigável e de apoio. Organizado pela ong Cheetah Sart, em parceria com a PNUD, este evento já vai na sua 10ª edição consecutiva.

Publicidade

O evento tem como objectivo estimular o empreendedorismo e a inovação, de modo a facilitar a criação de novos negócios e inovar os existentes, buscando como resultado o aumento do rendimento dos empreendedores e geração de empregos locais, através de networking, workshops, formações, competições e outras actividades, em todo o país.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo