A empresa de telecomunicações Unitel T+ lança hoje à tarde o concurso nacional Unitel Cretive Camp, que tem como foco o empreendedorismo ligado ao sector e à economia digital. Esta iniciativa, que desenvolve em parceria com a Business Incubation Center (BIC), inicia a fase de inscrição hoje e decorre até o dia 3 de Maio, com a final marcada para 10 de Junho.
Durante esta fase, o concurso, que visa promover iniciativas empreendedoras e novas ideias de negócios ligadas à Economia Digital e de Telecomunicação, pretende propor aos participantes quatro desafios. Serão apurados três finalistas por cada desafio. Estes irão deslocar-se das outras ilhas para a cidade da Praia, onde receberāo algumas formações.
“Não se trata apenas de um concurso, como se tem vindo a fazer em Cabo Verde, mas sim uma oportunidade para o empreendedor, além da formação tecnológica e empresarial, poder iniciar o seu negócio com um grande cliente o que aumenta as chances da startup sobreviver no mercado”, garantem os organizadores deste projeto.
De acordo com Diogo Moeda, gestor da BIC, dependendo dos projetos, haverá a oportunidade de se estabelecer uma ligaçāo da Unitel T+ com os promotores ou empresas emergentes que ainda estão em fase de geração das ideias. “A Unitel poderá ser o potencial primeiro grande cliente, ou primeiro grande parceiro dos projetos, como também poderá ser o primeiro grande acionista investidor dos projetos. A Unitel está aberta a isso, mas vai depender das ideias apresentadas”, esclarece.
Durante a fase de inscrição, os promotores irão percorrer as diferentes instituições de ensino superior do país para apresentar o Unitel Creative Camp.
Sidneia Newton (Estagiária)