Economia
Tendência

TICV reforça oferta de dezembro com 20 voos

A companhia aérea cabo-verdiana TICV reforçou a programação de Dezembro com 20 voos, destinados na sua maioria para as ilhas de S. Vicente e do Sal. A transportadora avança que programou inicialmente no último mês do ano um total de 148 voos, o que corresponde a uma oferta de cerca de 10.300 assentos, tendo em conta que não foram transportados mais de 7.300 passageiros por mês de setembro a novembro.

“No entanto, com o decorrer deste mês, notou-se um considerável aumento da procura e assim foram adicionados mais 20 voos com capacidade para 1.440 passageiros. Na sua maioria os reforços foram para as ilhas de São Vicente e do Sal. O facto de ainda não haver escalas internacionais na ilha do Sal não justifica que se faça o voo Sal – São Vicente, por falta de procura”, explica o Diretor Geral da TICV, Luís Quinta, em nota enviada à redação do Mindelinsite. 

Em dezembro do ano passado, afirma a empresa, transportou cerca de 27.000 passageiros entre as ilhas, mas a perspectiva para 2020, no mesmo mês, não ultrapassa os 8.500 passageiros, uma quebra de 68,5% face a 2019, com respectivo efeito nas receitas.

Conforme a companhia, embora a situação da Covid-19 esteja agora mais animadora, a mesma não tem sido acompanhada por correspondente aumento do número dos turistas e emigrantes e isto faz com que a empresa continue a  ser fortemente afetada pelos efeitos da pandemia. O director da TICV relembra que, para conter a transmissão da doença, por decisão das autoridades nacionais, as ligações aéreas domésticas em Cabo Verde foram suspensas no final de março. Só em 15 de julho começaram a ser retomadas de forma progressiva.

A procura para o mês de janeiro, segundo as previsões e dados da TICV, ainda parece ser idêntica a de novembro, que rondou os 7.300 passageiros, contra os 26.000 transportados em janeiro de 2020, uma quebra de 72 por cento. Mesmo assim, a companhia segue de perto as reservas para identificar necessidades de tirar ou acrescentar voos.

A TICV, frisa a referida nota, assinalou em setembro de 2019 o milhão de passageiro transportados em Cabo Verde e assegura as ligações aéreas para sete ilhas do arquipélago com três ATR-72 500, com capacidade para 72 passageiros.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo