Economia

Taxa de desemprego deve duplicar-se devido à pandemia da Covid-19

A taxa de desemprego em Cabo Verde poderá duplicar-se em consequência do impacto da pandemia da covid-19. Antevendo este cenário, o vice Primeiro-ministro, Olavo Correia, anunciou a intenção do Governo de manter o subsidio do desemprego no Orçamento do Estado de 2021.

Para o vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, trata-se de uma iniciativa que visa sobretudo proteger as pessoas e mitigar o risco de aprofundamento da pobreza, no sentido de repor o rendimento dos segurados e das famílias.

Só com uma intervenção pública muito forte poderemos garantir uma proteção para evitar que haja desemprego em massa em Cabo Verde, afirma o vice-primeiro-ministro”, referiu. Correia perspectiva a perda de 19.800 empregos, com a taxa de desemprego a disparar para perto de 20%.

Olavo Correia afirmou ainda, que o Governo continua focado na criação de condições para que o desemprego seja o menor possível. Neste sentido, vários são os instrumentos de financiamento, fiscais e parafiscais, para que o impacto  desta pandemia na economia seja o menor possível. 

É ainda neste quadro, diz, que o Orçamento de Estado de 2021 propõe um conjunto de medidas de proteção e promoção de postos de trabalho.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo