Pub.
Economia
Tendência

Semana de Gestão e Contabilidade do ISCEE arranca amanhã: Substituir aulas pelo intercâmbio entre estudantes e o mundo empresarial

Pub.

Começa amanhã em S. Vicente a jornada de Contabilidade e Gestão promovida pelo ISCEE e que vai propiciar aos alunos do primeiro ao quarto ano um contacto mais estreito entre si e ao mesmo tempo proporcionar-lhes encontros práticos com empresas e gestores, em modo presencial e à distância. O evento decorre até o dia 4 de junho e, segundo o professor Carlos Monteiro, a ideia é substituir as aulas pelo intercâmbio entre os estudantes e estes com o mundo empresarial. “Levar as empresas para dentro da escola e vice-versa, através de workshops e palestras”, ilustra o coordenador do curso de Contabilidade e Gestão.

Este encontro, que costuma acontecer todos os anos, foi suspenso em 2020 devido a pandemia e um dos temas em análise será exactamente os desafios despoletados por essa crise sanitária mundial. Uma das consequências foi o incremento das vendas online e o tele-trabalho, aspecto que será tratado pelos gestores Rafael Vasconcelos, Daniel Brito e Raquel Moeda, que vão falar sobre o comércio online e a gestão pós-pandemia. 

Publicidade

Outros assuntos elencados são “A evolução da Contabilidade”, “Penalidades e coimas fiscais”, “Gestão de investimentos financeiros”, “Auditoria financeira”, palestras que serão ministradas por experientes gestores como Argentina Barros, Ailton Tolentino, Belarmino Lucas, Carlitos Fortes, Emanuel St’Aubyn, Adelino Fonseca e Antónia Dias. Os estudantes do Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais poderão ainda assistir aos workshops “Como elaborar um curriculum”, ministrado por Lia Medina, e “A importância dos sistemas de informação para a gestão”, sob o comando de Pedro Pimenta.

Os temas das palestras, segundo Lauren Santos, foram propostos pelos próprios alunos. Para ela, essa semana constitui uma oportunidade ímpar para os formandos entrarem em contacto com a realidade empresarial e conciliarem esses conhecimentos com a matéria ministrada nas aulas teóricas. “Se fosse possível deveríamos fazer esta jornada mais vezes durante o ano lectivo”, defende essa estudante do 3. ano do curso de Contabilidade, que pede aos colegas para tirarem o máximo proveito dessa oportunidade. 

Publicidade

Projecto social para ajudar alunos do ISCEE

Essa jornada será palco para o lançamento de um projecto de carácter social, vocacionado para ajudar os alunos do próprio ISCEE. A idéia partiu de Marilia Silva, aluna do 2. ano do curso de Contabilidade, que contou com o apoio da colega Lauren Santos. 

Segundo Marília Silva, normalmente as pessoas tendem a lançar campanhas para ajudar os bairros mais desfavorecidos, sem verem para o que acontece mesmo ao lado. Esta estudante adverte que vários colegas enfrentam sérias dificuldades em custear a sua formação profissional e alguns chegam mesmo a passar fome. Além disso, acrescenta, há situações em que enfrentam problemas emocionais que afectam a sua qualidade de vida. 

Publicidade

“Este projecto é para ter continuidade com o objectivo de ajudar os nossos colegas, principalmente os que chegam das outras ilhas. Aqui não se trata apenas de auxiliar no pagamento das propinas, vestuários e alimentação, mas também identificar estudantes que estejam a passar por problemas de foro emocional, por exemplo”, esclarece. Segundo esta mentora, apesar de estarem no mesmo espaço físico, muitos desconhecem a realidade do outro estudante. 

Assim sendo, a ideia é aproximar os alunos entre si e envolver empresas e técnicos especializados em determinadas áreas, uma delas a Psicologia. Marilia Silva sublinha que o contacto com alunos que estejam a precisar de apoio psicológico será efectuado por um profissional e não por qualquer pessoa. Isto para evitar outros danos e que a pessoa em causa sinta a sua privacidade invadida.

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo