Pub.
Economia
Tendência

Rafael Vasconcelos apresenta o livro “Marketing & Inovação nas Autarquias” resultante da dissertação de mestrado em marketing

Pub.

O gestor Rafael Vasconcelos apresentou ontem na cidade do Mindelo o livro Marketing&Inovação nas Autarquias – O caso do município de S. Vicente”, fruto da sua dissertação de mestrado em marketing pela centenária University of Creative Arts – UCA, do Reino Unido. Com 600 exemplares, a obra resulta de um estudo científico “único” em Cabo Verde – entendido como objecto de investigação académica – que, segundo o autor, pode servir de guia para um funcionamento mais prático e moderno da Câmara de S. Vicente, numa perspectiva inovadora de prestação do serviço público.

“Hoje estamos num mundo tecnológico moderno, o online é uma ferramenta fundamental que agrega o marketing e que traz a visibilidade que precisamos dar à nossa autarquia para que esta se torne mais funcional”, frisa Rafael Vasconcelos, que fez 600 entrevistas, uma amostra que considera muito representativa para apurar a opinião dos munícipes sobre a qualidade do serviço público apresentado pela edilidade de S. Vicente. Adianta que o resultado espelha alguns desencantos dos utentes e desafia quem queira conhecer os pormenores para ler a obra.

Publicidade

Adianta, no entanto, que o questionário online permitiu a recolha de amostra da opinião dos cidadãos e a idenificação das áreas onde as falhas no atendimento da referida autarquia são mais sentidas. Por outro lado, as entrevistas estruturadas com os gestores da CMSV, no mesmo período, permitiram caracterizar o nível de aplicação do marketing na gestão dessa autarquia e identificar oportunidades estratégicas. O resultado permitiu ao autor propor um projecto de melhoria da interação entre o município e os cidadãos.

No estudo, afirma este gestor com 15 anos de experiência na firma Fragata, foram cumpridos tanto o objectivo geral quanto os específicos. A nível geral, o foco era analisar a gestão autárquica no contexto do marketing e disponibilizar à CMSV um conjunto de ferramentas de marketing para a sua modernização. Já os objectivos específicos visaram melhorar os serviços e procedimentos de gestão, introduzir inovações em prol de um melhor relacionamento entre a autarquia e utentes e melhorar a eficçia administrativa da CMSV através da redução da burocracia.

Publicidade

A pesquisa, diz o citado autor, permitiu compilar uma base teórica consistente para se perceber as vantagens do marketing na gestão autárquica e ainda verificar a necessidade de melhorias nas estratégias de gestão interna. Rafael Vasconcelos pretendeu com esta obra publicar um material de fácil aplicação prática e que possa servir para a modernização das autarquias em Cabo Verde, com base nos princípios da gestão moderna.

A elaboração deste exaustivo estudo contou com a colaboração do professor José Pedro Dias, amigo de longa data de Rafael Vasconcelos, e que foi o apresentador da obra. Na sua opinião, o livro é uma excelente prenda de ano e que é lançado exactamente num ano de eleições autárquicas. Nas suas palavras, o trabalho obedeceu aos mais altos critérios de rigor científico próprios de uma dissertação de mestrado, uma investigação de elevado interesse social, científico e muito pertinente. “Quisemos juntar num só pacote necessidade, utilidade e actualidade”, enfatizou José Pedro Dias.

Publicidade

Segundo o apresentador, 32 anos após as primeiras eleições autárquicas em Cabo Verde, os modelos de gestão municipal não têm dado sinais de inovação para responderem aos anseios dos munícipes, emigrantes e estrangeiros. Ciente disso, a dissertação quis, na sua perspetiva, oferecer um guia que pode mudar a forma como as câmaras são vistas. Para facilitar a sua aplicabilidade, o livro apresenta, conforme as suas palavras, uma linguagem clara e cuidada e uma revisão da literatura alicerçada em obras muito recentes. A fechar a sua apreciação sobre o livro, Pedro Dias enfatiza uma passagem do autor quando este afirma que a reeleição de governos locais pode trazer estabilidade política, mas também o risco de marasmo.

Presente no lançamento do livro, o vereador Rodrigo Rendall elogiou a tenacidade de Rafael Vasconcelos, pessoa com quem trabalhou e que, diz, teve sempre como principal lema a inovação. Segundo este autarca, o poder local enfrenta desafios cada vez mais exigentes, com uma gama muito variada de solicitações e tudo isso exige dos municípios uma capacidade acrescida de respostas céleres.

O aumento da população e as transformações a nível global, com as suas repercussões no local, levam-lhe a questionar como as autarquias vão continuar a poder responder aos anseios dos utentes. Considera, no entanto, a inovação como uma das grandes ferramentas à disposição desse poder público.

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo