Pub.
Economia

PM lidera “importante” delegação à Expo Dubai para celebrar “Dia Nacional de CV” e captar investimentos

Pub.

O Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva viaja hoje para os Emirados Árabes Unidos à frente de uma delegação composta por membros do Governo, empresários e artistas para celebrar o Dia Nacional de Cabo Verde na Expo 2020 Dubai, mas também com o intuito de captar investimento directo estrangeiro. Neste particular, o foco é impulsionar o negócio em Cabo Verde por parte de empresários do Médio Oriente, África e da Ásia, bem como atrair e facilitar contactos entre os empresários, promotores nacionais e os fundos de financiamento.

O Chefe do Executivo deve chegar a Dubai amanhã para no dia seguinte presidir a cerimónia, que irá contar com o seu discurso oficial e o do representante dos Emirados Árabes Unidos. Este momento será encerrado com actuação da cantora de música tradicional Cremilda Medina. Logo de seguida, Ulisses Correia e Silva vai fazer uma visita guiada aos pavilhões de Cabo Verde e dos Emirados Árabes Unidos e fará ainda uma passagem pela exposição “50 anos EAU”.

Publicidade

No período da tarde do dia 3 de fevereiro, o programa prevê um encontro bilateral com o seu homologo dos EAU, o encerramento formal do “Dia de Cabo Verde”, uma conferência de imprensa, concerto musical de artistas cabo-verdianos e encontro com empresas. A encerrar o dia, o PM vai visitar os pavilhões dos países da comunidade de língua portuguesa, assim como os stands da China, União Africana, União Europeia e dos Estados Unidos da América e o Pavilhão da Mulher.

No dia 4 de fevereiro, Ulisses Correia e Silva vai presidir, na Expo Dubai, ao Cabo Verde Investiment Forum no Habtoor Grand Resort. Estará acompanhado dos ministros do Mar e da Cultura, Abraão Vicente, e dos Negócios Estrangeiros, Rui Figueiredo Soares, e ainda da Secretária de Estado do Fomento Empresarial, Adalgisa Vaz. Pelas estimativas avançadas pelo Governo, são esperados representantes de mais de 150 grupos empresariais dos países presentes na Expo Dubai, além de representantes governamentais, instituições e de fundos. “O objectivo é impulsionar o comércio e investimentos externos para C. Verde. Como resultado, pretende-se colocar em contacto empresários, investidores e instituições financeiras públicas e privadas, permitindo-lhes formalizar compromissos e contratos”, enfatiza o Executivo.

Publicidade

Conforme nota do Executivo, Cabo Verde e Emirados Árabes Unidos estabeleceram relações diplomáticas num acordo assinado entre os Representantes Permanentes das duas Partes. Na ocasião colocaram a tónica na cooperação económico-financeira e ainda a possibilidade de se explorar a vertente migração, no quadro de acordos temporários neste domínio, uma vez que os EAU têm como prática a contratação temporária de pessoal qualificado para diversas áreas de atividade. Cabo Verde, segundo o Governo, tem apoiado várias vezes os pedidos recebidos dos EAU para diferentes postos e funções em organizações Internacionais, “sempre na perspetiva de se desenvolver uma cooperação bilateral mutuamente vantajosa”.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo