Economia

M. Finanças alerta para mensagem falsa simulando anúncio de subsídios atribuídos a empreendedores e PMEs 

O Ministério das Finanças anunciou em comunicado que circula na Internet uma mensagem falsa simulando um anúncio de atribuição de ajuda, em jeito de subsidio financeiro, a empreendedores e pequenas e médias empresas cabo-verdianas. A informação, conforme essa fonte, está a ser repassada através de perfis falsos no Facebook e por via do correio electrónico, usando os logotipos da instituição e o nome de Adalgisa Vaz, Secretária de Estado do Fomento Empresarial.

Conforme o Ministério das Finanças, o acto tem como propósito a prática de crime de acesso ilegítimo, a captura de dados pessoais das vítimas e obter vantagem patrimonial criminosa, além de atentar contra a credibilidade, o prestígio e a confiança na imagem dessa instituição do Estado.

“Neste sentido, o Ministério das Financas e do Fomento Empresarial informa que acionou as autoridades competentes para desencadear o respectivo procedimento judicial com vista a assacar responsabilidades”, informa o MF.

Ao mesmo tempo, o ministério aconselha os destinatários das mensagens, anúncios ou emails fraudulentos a não executarem os comandos propostos, a bloquearem de imediato o remetente e apagar as mesmas. Acrescenta que se deve evitar acionar os “links” constantes das mensagens ou abrir qualquer anexo e nem conceder qualquer dado pessoal do empresário e da empresa.

Assegura o Ministério das Finanças que qualquer apoio atribuído aos empreendedores e empresas nacionais segue um critério e trâmite junto da entidade competente na matéria, nomeadamente a Pró-Empresa. No caso de apoios ao abrigo do Plano de Reforma Económica, a tramitação é feita junto dos bancos comerciais.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo