Economia
Tendência

Jorge Maurício nomeado vice-presidente do Grupo ETE

Jorge Maurício foi nomeado vice-Presidente do Conselho de Administração Grupo português ETE, reforçando assim a posição da empresa em Cabo Verde. O Grupo conta ainda Gonçalo Delgado e Andreia Ventura, ambos administradores do ETE e com o atual CEO, Paulo Silva Lopes, como vogais. 

Este é mais um pass no compromisso do Grupo, no transporte marítimo em Cabo Verde há mais de 30 anos através da Transinsular, para o seu desenvolvimento do país e de responder com eficiência às necessidades das populações e dos agentes económicos. “Hoje o Grupo regista um crescimento significativo contanto com três das seis áreas de negócios a actual em Cabo Verde – transporte marítimo de passageiros e carga, logística e agentes de navegação – representadas por empresas de direitos cabo-verdiano e empregando mais de 250 profissionais, na sua maioria cabo-verdianos.” 

A aposta na captação e retenção de quadros profissionais qualificados sempre foi um dos pilares de atuação do Grupo ETE desde que foi fundado em 1936, vindo agora, esta nova estrutura de gestão de topo, reforçar a sua estratégia e ambição naquele que é o seu percurso de referência nos mercados internacionais, refere. 

É dentro desta estratégia de expansão internacional que contratou Maurício, que desempenhou nos últimos 25 anos vários cargos de topo no sector maritimo-portuário, contando com uma vasta experiência e know-how do setor. Licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Técnica de Lisboa e com 53 anos, este acumula no seu percurso académico algumas formações especializadas, realizadas nos EUA e Japão, tais como Liderança, Inovação e Gestão da Mudança e Gestão Estratégica de Portos. 

“A nomeação do Dr. Jorge Maurício como VicePresidente do nosso Conselho de Administração em Cabo Verde, bem como o reforço da equipa de gestão, reflete a aposta na dinamização da atuação do Grupo ETE em Cabo Verde, para esta nova fase de desenvolvimento dos nossos negócios”, frisou Luís Figueiredo. Este salientou ainda que“ao atribuir esta responsabilidade ao Dr.Jorge Maurício, reforçamos o nosso compromisso com Cabo Verde, que naturalmente fortalecerá a ligação a todos os clientes e parceiros, garantindo a total coesão das estratégias do Grupo com os mercados que servimos e que, acreditamos, que resultará numa melhoria considerável da nossa proposta de valor, mas acima de tudo, num crescimento sustentado da nossa atividade.”

O Grupo ETE é uma referência no setor marítimo portuário, integrando as áreas de Operação Portuária, Transporte Marítimo, Operação Logística, Transporte Fluvial, Agentes de Navegação, Engenharia, Construção e Reparação Naval. Lidera igualmente o transporte fluvial de mercadorias, o agenciamento de navios em portos portugueses e é também o maior operador de terminais portuários em Portugal. 

Na operação logística, oferece soluções nacionais e internacionais, multimodais e porta-a-porta. Referência em engenharia, reparação e construção naval, assegura ainda a gestão técnica de navios e tripulações. Está presente em 5 países – Colômbia, Uruguai, Cabo Verde, Moçambique e Portugal -, e 3 continentes. 

Em Cabo Verde, detém a concessão do transporte marítimo, de passageiros, veículos e cargas, entre ilhas, através da sua participada CV Interilhas, onde tem reforçado as sinergias existentes com as restantes operações que detém neste país: transporte marítimo de carga entre ilhas, agentes de navegação e operação logística através respetivamente das suas empresas, Transinsular, Navex e ETE Logística, empresas de direito cabo-verdiano. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo