Pub.
EconomiaEscolha do Editor

Impacto económico do Covid-19: Governo vai propor medidas para ajudar OE 2020

Pub.

O Governo de Cabo Verde vai analisar o impacto da situação que o mundo através por causa do coronavírus e propor medidas para ajustar o Orçamento do Estado em função do contexto. Esta informação foi avançada pelo vice-Primeiro-ministro, Olavo Correia, numa publicação na sua página no facebook. 

Numa breve publicação, Olavo Correia assume que a situação que o mundo está a atravessar terá um impacto muito grande na economia cabo-verdiana. No entanto, nesta fase, o Governo está mais focado na questão da saúde pública porque, acima de tudo, estão as pessoas.

Publicidade

Após as medidas de restrição tomadas pelos Estados Unidos, a mobilidade restringida ao nível do mundo, consequentemente teremos um grande impacto no turismo em Cabo Verde, nos aeroportos, bem como ao nível das empresas que atuam no setor dos transportes aéreos. Isso tudo, seguramente, resultará num arrefecimento da dinâmica de crescimento privado”, escreve.

De acordo com este governante, todo este cenário está a ser analisado oportunamente e o seu ministério apresentará ao Conselho de Ministros uma proposta para o ajustamento do Orçamento, em função do contexto. Paralelamente, diz, o Governo está a trabalhar na mobilização de parceiros como Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional, para ajudar a mitigar os feitos do Covid -19 na economia e sobretudo nas pessoas. 

Publicidade

“Estamos a terminar a análise do impacto potencial para que possamos, depois, em função disto, ajustar um conjunto de propostas gerais, mas também em relação a algumas empresas que serão directamente afectadas pelo efeito do coronavírus, permitindo que possamos mitigar o impacto na nossa economia”, acrescenta o vice-PM, que realçando que o Governo está ciente em como, a somar aos três anos seguidos de seca que Cabo Verde enfrenta, o efeito do Covid-19 não vai ser fácil. 

Olavo Correia termina dizendo que o Executivo está determinado a encontrar as melhores soluções e as medidas de contingências para dar ao país um quadro macroeconómico estável e consiga executar os investimentos, ajustando o OE em função realidade.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo