Pub.
Economia
Tendência

IGAE apreende 42.000 litros de calda em três unidades de produção ilegal de aguardente em Sto Antão

Pub.

Uma equipa da IGAE detectou três unidades de produção de aguardente que estavam a funcionar e a produzir a bebida de forma ilegal na ilha de Santo Antão. Em nota, a Inspeção-Geral das Actividades Económicas informa que, por se tratar de uma infração grave e sancionatória, foram apreendidos mais de 42.000 litros de calda, que dariam para produzir 8.200 litros de aguardente. A venda desta quantidade do produto está avaliada em três milhões de escudos.

Essa autoridade revela que tem recebido várias denúncias de produtores e entidades na ilha das montanhas sobre alguns trapicheiros que vêm contrariando o estipulado na lei. Deste modo, técnicos da IGAE e agentes da Polícia Nacional fizeram uma averiguação, que confirmou as suspeitas. Relembra que a lei estipula no ponto 1 sobre o período de industrialização e selagem do alambique que a preparação da cana destinada à produção da aguardente deve começar a 1 de janeiro e terminar a 31 de maio.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo