Pub.
Economia
Tendência

Consultas dentárias com novas regras no período de Covid-19

Pub.

A Dental Med assinalou o quarto aniversário num ano em que, segundo a dentista Alcione Rocha, a clínica conseguiu enfrentar com sucesso os desafios impostos pela pandemia da Covid-19. Conforme esta médica, o serviço teve de fechar o atendimento por dois meses e meio, mas retomou a actividade cumprindo todas as regras sanitárias. Alem disso, estabeleceu um protocolo com um laboratório onde todas as funcionárias da clínica fazem despistagem do coronavírus quinzenalmente.

Segundo Alcione Rocha, devido a esta pandemia os médicos-dentistas tiveram de adotar um conjunto de medidas de prevenção e controlo da infeção para evitar ou minimizar a transmissão do vírus durante a assistência dentária. Foi com esta preocupação que surgiu o “Protocolo de Atendimento em Medicina Dentária em Cabo Verde”, um documento elaborado por dez médicos-dentistas, coordenados por Ednilson Delgado.  

Publicidade

A clinica Dental Med em S. Vicente foi, aliás, uma das convidadas para integrar este estudo, diz Alcione Rocha, que afirma que sentiu necessidade de adoptar este protocolo de atendimento em medicina dentária para que a sua empresa pudesse abrir com segurança após o confinamento determinado pela doença. “Fui convidada para participar deste estudo, onde foram feitas várias pesquisas em artigos relacionados com o tema e adaptados à nossa realidade”, explica esta entrevista do Mindelinsite.  

As maiores dificuldades encontradas até o momento, prossegue, são a disponibilidade de materiais de proteção individual no mercado interno. Alcione Rocha garante que no regresso às atividades após o desconfinamento regista-se um aumento da procura. “Com esse aumento de procura tivemos a necessidade de reforçar a nossa carga horária”, relata esta empresária, que acredita que deste então tem vindo a ter sucesso.

Publicidade

De entre outras medidas, este protocolo determina, para além dos EPIs e novas regras para reabertura das clínicas, alguns procedimentos a adoptar durante as consultas, designadamente etapas da pré-intervenção, que passam pela gestão das marcações – triagem prévia, instruções aos pacientes antes da consulta, recepção dos pacientes e organização da recepção, sala de espera e sanitários. 

Durante as intervenções, estipula as regras para a preparação do consultório e protecção dos equipamentos para a consulta de medicina dentária, instruções pós-operatório para o paciente e desinfecção de impressões e próteses. Já no pós-intervenção prevê cuidados e desinfecção entre pacientes, desinfeção da clínica no final do dia e ainda medidas a adoptar no regresso à casa. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo