O Banco de Cabo Verde coloca em circulação a partir de hoje, 22, uma moeda comemorativa de 200 escudos, alusiva aos 200 anos de Laços Históricos e de Amizade entre os Estados Unidos e Cabo Verde. Vão ser emitidos oito mil moedas, conforme o decreto-lei nº 34/2019.
O documento, com a data de 19 de julho e promulgado pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, aprova a medida adoptada em reunião do Conselho de Ministros, que assinala estes dois séculos de relações, cujo primeiro marco institucional foi o estabelecimento em Cabo Verde, em dezembro de 1818, do primeiro cônsul dos EUA na África Subsaariana.
A moeda contempla uma reprodução bimetálica, cunhada em cuproníquel e latão niquelado. Outra numismática em duas versões: em acabamento brilhante não circulada e em prata, com acabamento especial do tipo “prova numismática”. Apresenta ainda composições gráficas que espelham a fraternidade entre os povos dos dois países, enaltecendo as relações ao nível do comércio, educação, segurança e intercâmbio entre pessoas.
Contém os mapas dos dois países e frases alusivas aos 200 anos de relações entre Cabo Verde e EUA constam igualmente desta moeda. De acordo com o comunicado do BCV, a distribuição da moeda ao público será efetuada por intermédio das instituições de crédito, podendo ser ainda adquirida no Banco de Cabo Verde ou nos agentes numismáticos.
Nesta moeda devia ter uma escrita em Português. Uma vez que é para ser usada em Cabo Verde.
Te uma escrita em Português:
“Banco de Cabo Verde”