Pub.
EconomiaEscolha do Editor
Tendência

Abastecimento do mercado com ovos normalizado ainda esta semana

Pub.

Até o final desta semana estará normalizado o abastecimento do mercado nacional com ovos. A garantia é do presidente do Conselho de Administração da Sociave, João Santos, que justifica a escassez deste produto que se verifica de uns tempos para cá com a quebra da produção e a renovação das poedeiras. Além disso, frisa esse empresário, diminuiram a produção por causa do encerramento dos hotéis devido a pandemia.

Desde o início do isolamento imposto no país devido a Covid-19 que tem havido queixas dos consumidores sobre o fornecimento de ovos ao mercado. Por causa disso, o preço deste produto disparou. Nessa altura, a escassez desse alimento era justificada com a falta de pintos de criação e galinhas poedeiras, em parte devido a ausência de voos internacionais. Com isso, a produção nacional de ovos caiu cerca de dois terços um pouco por todo o país.

Publicidade

Os voos foram retomados, mesmo assim o abastecimento do mercado continuou a acontecer de forma intermitente. Mas, agora, o PCA da Sociave, João Santos, tranquiliza os consumidores, afirmando que até o final desta semana a situação estará normalizada. “Tivemos de fazer uma mudança de lotes. Antes, as pessoas não sentiam isso porque a produção era elevada, mas, por conta do encerramento dos hotéis, tivemos de reduzir a produção. Ao tirar duas baterias de circulação para poder renovar as galinhas, as pessoas sentiram o impacto”, explica.

O mercado já começou a receber ovos de frangas. “É só uma questão de tempo para estas engrossarem um bocadinho. Até o final desta semana teremos um reforço de mais 10 mil ovos e, na próxima semana, de mais 5 mil. Penso que no final deste mês a situação estará normalizada. Estamos a aumentar a produção gradualmente”.

Publicidade

De referir que o mercado mindelense, e não só, é abastecido essencialmente pela Sociave e pela Agropec. Por falta de ovo fértil em Portugal, conclui Santos, as duas empresas tiveram de importar o mesmo da Espanha, realçando que foi este acumular de situações que levou à ruptura do abastecimento do mercado.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo