Desporto
Tendência

“Volta Djeu”em natação adiada para outubro devido a chuva: “Segurança em primeiro lugar”, diz David Monteiro

A organização de Volta a Djêu em natação decidiu adiar a oitava edição da travessia, que estava programada para este sábado, dia 24, a partir da praia da Lajinha. Segundo David Monteiro, essa medida teve como primeira preocupação a segurança dos nadadores.

O porta-voz da Associação Regional de Natação de S. Vicente explica que, devido as enxurradas, o mar ficou sujo e isto interrompeu o treino dos participantes, que ficaram duas semanas sem exercitar. Esta paragem teve o seu impacto na condição física dos nadadores, que precisam estar em forma para aguentar a longa distância em mar aberto e numa zona de forte ondulação. Deste modo, a organização está a apontar a primeira semana de outubro como a data provável para a prova, isto se as condições climáticas forem ideais. Segundo David Monteiro, no decurso desta semana esperam anunciar o novo dia.

“Temos de salvaguardar a saúde dos atletas. Seria contraproducente virem treinar no mar, que tem estado sujo. Passar horas treinando e ingerindo esta água não é conveniente”, diz o vice-Presidente da referida associação, que espera uma inscrição à altura da prova anterior, que envolveu 26 nadadores. O atleta Ailton Lima, campeão nacional de natação, foi o mais rápido, tendo feito o percurso em uma hora e 46 minutos.

A organização conta com a presença do vencedor da edição anterior, que representa a ilha do Sal, apesar de ser da Boa Vista. Além dele, nadadores das ilhas de Santo Antão, Boa Vista e Santiago já demonstraram interesse em fazer a Volta a Djêu, que cobre uma distância de 5,2 quilómetros, entre ir e regressar ao ponto de partida – a praia da Lajinha.

Este ano, a organização decidiu incluir mais um dia no programa da travessia. Deste modo, no dia anterior haverá uma conversa aberta sobre a natação, com a presença de pessoas que costumam ter um contacto permanente com o oceano e testemunho de nadadores.

O projecto da travessia foi apresentado ao actual ministro do Mar, assim como os planos da associação em promover o desenvolvimento da natação em Cabo Verde. O encontro, segundo David Monteiro, decorreu da melhor forma, tendo Abraão Vicente prometido a continuação dessa parceria.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo