A ilha de S. Vicente vai acolher a preliminar do Campeonato Nacional Individual de Xadrez, etapa que deverá envolver até o máximo de 30 jogadores. Esta fase acontece de 11 a 13 de Outubro, podendo comportar a inscrição de campeões regionais, nacionais jovens (iniciados, juvenis e juniores) e restantes jogadores. Segundo Francisco Carapinha, presidente da FCX, os jogadores que constam do ranking na federação internacional da modalidade com Elo FIDE têm prioridade na inscrição.
Os três competidores melhor pontuados ganham o acesso à finalíssima, que será disputada em S. Nicolau, de 5 a 8 de Dezembro deste ano. Esta fase terá ainda a participação do campeão nacional em título, os dois melhores xadrezistas activos do ranking internacional – isto é jogadores que têm estado a competir –, um competidor escolhido pela federação cabo-verdiana e outro pela Associação de Xadrez de S. Nicolau.
Esta competição é a mais importante do calendário desportivo da FCX e acontece uma vez por ano. Conforme o regulamento, a prova, cujo período de inscrição termina a 6 de Outubro, terá a fase todos contra todos a uma volta, com um ritmo de jogo de 90 minutos para 40 lances, mais 30 minutos para o resto da partida, com um acréscimo de 30 segundos por lance por jogador, a partir do primeiro lance.
A FCX, conforme Paradinha, suportará as despesas de transporte dos campeões regionais, os campeões nacionais dos escalões Jovens e do Campeão Nacional de Veteranos, que não vivam em S. Vicente, desde que efectuem a sua inscrição até 27 de Setembro.
Por questões de calendário e ordem financeira, a FCX informa que decidiu cancelar esta época os campeonatos nacionais de Rápidas e Semi-Rápidas, bem como o Campeonato Nacional de Equipas, prevendo iniciar a próxima temporada em Janeiro de 2020.
KzB