Pub.
Desporto
Tendência

Marcado para 10 de agosto, primeiro regional de fisiculturismo de S. Vicente homenageia pioneiro Jorge Paraqueda

Pub.

A academia Jota Monte será palco no dia 10 de agosto do primeiro campeonato regional de culturismo e fitness da região desportiva de S. Vicente. Esta prova é a primeira a ser organizada oficialmente pela Associação Regional de Fisiculturismo e Halterofilismo de S. Vicente (ARFHSV) e já conta com a inscrição de 25 atletas masculinos e 10 femininos. A competição, conforme post divulgada por Sónia Jesus no Facebook, vai homenagear Jorge Paraqueda, considerado um dos maiores pesos pesados de S. Vicente e um dos pioneiros do fisiculturismo em C. Verde.

O campeonto tem por propósito promover a prática desse desporto em S. Vicente e selecionar os campeões que irão participar no Diamond Cup Lusofonia 2024, torneio internacional da IFBB a ser realizado no Sal a 24 de setembro. Em masculinos, serão apurados os vencedores das categorias Bobybuilder, Men Physique e Classic Physique, enquanto as mulheres vão competir em Wellness e Bikini.

Publicidade

Tratando-se da primeira prova oficial da associação, Marlon Mota explica que todos os competidores irão partir do mesmo patamar. Explica que o torneio realizado em 2019 foi uma iniciativa particular, enquanto a Taça de Cabo Verde 2022 foi uma parceria da associação regional com a federação de halterofilismo. Logo, enfatiza, não vai haver defesa de títulos.

O fisiculturismo é uma modalidade em alta em S. Vicente, ilha que tem dado cartas a nível nacional e que já colocou atletas nas grandes lides internacionais. Na 3ª edição do nacional de realizada em 2022 os atletas mindelenses venceram 4 das 5 categorias em disputa.

Publicidade

A organização vai ainda fazer um reconhecimento público aos agentes da Polícia Nacional que diariamente colocam as suas vidas em risco para proteger a comunidade e garantir a paz e segurança social.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo