Pub.
Desporto

Jogos Escolares arrancam este sábado em S. Vicente com envolvimento de centenas de crianças

Pub.

O polidesportivo de Monte Sossego recebe este sábado de manhã a abertura oficial dos Jogos Escolares de S. Vicente, evento que irá envolver nesta fase cerca de 900 alunos do primeiro ao sexto ano de nove agrupamentos escolares, mais as escolas Salesiana, Portuguesa e de S. Pedro. No total são doze seleções, que vão competir nas modalidades de futsal, andebol, atletismo, gincana, jogo de força e “mata” durante os próximos quatro meses.

Destinadas às crianças do ensino básico obrigatório, as provas começam já este fim-de-semana com jogos de futsal nos escalões sub10 e sub12 e andebol feminino em sub12. Segundo o coordenador Renato Delgado, os Jogos Escolares arrancam com andebol e futsal em seis polivalentes, seguindo-se depois a gincana. Entretanto, haverá um dia de atletismo destinado às crianças com mais de 12 anos, que não podem participar nos outros torneios. Este evento irá decorrer no campo de Fernando Pó no dia 28 de maio, com provas de velocidade, resistência e cabo de guerra (puxar corda entre duas equipas).

Publicidade

Os Jogos Escolares acontecem de 26 de fevereiro a 4 de junho com actividades todos os sábados nos diversos espaços desportivos existentes na cidade do Mindelo. Entretanto, todo o processo preparativo começou com a realização de competições nas escolas e que envolveram cerca de 8 mil crianças. Nesta fase final, segundo Renato Delgado, a prova engloba perto de 900 alunos.

Segundo o professor Renato Delgado, este projecto justifica-se porque nas aulas de Educação Física os alunos costumam trabalhar determinadas atividades dentro da sua sala ou escola, o que os leva a conhecer parte das suas potencialidades e/ou limitações, sobretudo ao nível dos jogos tradicionais e desportivos minis. “Se não puderem brincar, conviver com outros alunos, explorar diversos ambientes, provavelmente suas competências serão restritas”, entende esse pedagogo.

Publicidade

Delgado salienta que a escola, sendo uma extensão do lar, deve propiciar atividades diversificadas, que ampliam os conhecimentos das crianças e prepará-las para o exercício da cidadania e a vida em sociedade. Nesta ótica é que surgem os Jogos Escolares, evento que conta com a parceria do IDJ, CV Móvel, Câmara de S. Vicente

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo