Cabo Verde conquistou duas medalhas de bronze nos Jogos Mundiais de Special Olympic Berlim 2023, o maior evento desportivo inclusivo do mundo, que decorre de 12 a 26 do corrente. Cabo Verde esteve representado por três atletas, Valdir Silva de São Vicente, Sueli Semedo e Eliane Furtado de Santiago.
A noticia foi dada pelo presidente do Special Olympic Cabo Verde, José Rodrigo Bejarano, numa curta publicação na sua página no facebook. “Melhor..?? Impossível..!! 2 medalhas de bronze e 1 quarto lugar.. Obrigado Suely, Valdir e Eliane..meus atletas crioulos..!!!”, escreveu.
A informação foi, entretanto, confirmada ao Mindelinsite pelo presidente da Associação Regional de Desporto Adaptado de São Vicente (ARDA-SV), que explicou que o atleta mindelense Valdir Silva participou nos 100 e 400 metros. Segundo Hélder Pio, o atleta de São Vicente classificou para as quartas de final e, depois, para a semi-final, tendo sido desqualificado nos 400 metros.
“Nos 100 metros, o campeão nacional de atletismo e agora atleta internacional Special Olympic, Valdir Silva, ficou em terceiro lugar, e trouxe para casa uma medalha de bronze. A segunda medalha de bronze foi ganha por Sueli Semedo”, disse.
Para além dos atletas, a comitiva de Cabo Verde era composta ainda por uma treinadora e um médico.