A equipa masculina do Batuque falhou ontem o jogo frente ao Atlético Clube do Mindelo, no Torneio de Abertura, por decisão dos responsáveis da equipa axadrezada. Esta foi uma forma encontrada para “punir” os jogadores do clube por “indisciplina nos treinos”.
“Não aparecemos devido a dificuldades que temos com atletas de outras ilhas. A maior parte deles encontra-se neste momento fora, por causa das férias universitárias. Enfrentamos uma lacuna porque atualmente os atletas não têm aptidão para os treinos como antigamente e inventam imensas desculpas”, lamenta o treinador.
Com boa parte dos jogadores fora da ilha, de férias, Emerson “Txetxa” Oliveira garante que poderia preencher os lugares dos ausentes com jogadores estudantes da Escola Secundária Jorge Barbosa, no entanto decidiu não seguir por este caminho para não tirar aos mesmos a oportunidade de participar nos torneios interescolares.
A equipa feminina do Batuque ja tinha anunciado que não iria participar no torneio de abertura e neste momento, com o escalão sénior masculino em último lugar da prova, o treinador promete que a equipa irá disputar o último jogo só para cumprir calendário, mesmo que com um número reduzido de atletas.
Ao mesto tempo, este treinador, que também é jogador, pede mais atenção para os escalões de base em São Vicente. “Neste momento é um problema grave que acontece na nossa região desportiva, porque treinamos o ano inteiro e não há uma boa competição para os mais jovens. As associações não se preocupam em começar competições interescolares na mesma altura em que iniciam as do escalão seniores”, afirma. Por isso diz que muito dos atletas dos escalões de formação acabam por perder o ritmo competitivo e desistem.
O Torneio de Abertura do regional de andebol de S. Vicente deveria terminar ontem, mas os jogos foram adiados por mais uma semana, a pedido dos clubes. As equipas vencedoras da prova em masculino e feminino ficam definidos no próximo final-de-semana.
Com a desistência do Batuque do jogo de ontem, o Atlético masculino marcou cover por 15 x 0 e fica mais perto de vencer o torneio, pela quarta vez consecutiva, conforme o treinador Aquilino Fortes. No entanto, os campeões em título têm ainda pela frente o Farense, equipa que também está na luta pelo primeiro lugar.
Em feminino, a equipa do Amarante, que já cumpriu o calendário de jogo, vai à frente e espera pela decisão do jogo entre Atlético e Farense. Caso a equipa do ACM, treinada por Marco Aleixo vença o jogo, ganha o torneio.
Sidneia Newton (Estagiária)