Pub.
B3Mundo

Confirmado dois casos de coronavírus em Portugal

Pub.

Estão confirmados os dois primeiros casos de coronavírus em Portugal, um proveniente da Itália outro de Espanha. Os pacientes estão internados em hospitais do Porto. As suas primeiras análises deram positivo para o novo surto virtal.

O anuncio foi feito pela ministra da Saúde, Marta Temido, esta segunda-feira numa conferência de imprensa onde fez ainda um balanço dos números relacionados com este surto viral (Covid-19).

Publicidade

Marta Temido explicou que um dos casos confirmados, e já validado, é um homem, de 60 anos, que se encontra “estável” e internado no Hospital de Santo António, no Porto. Este paciente, médico de profissão que esteve de férias no Norte de Itália, começou a ter sintomas no passado dia 29 de fevereiro. 

O segundo caso, que aguarda contraprova do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, é um doente também do sexo masculino. O individuo, de 33 anos, encontra-se igualmente estável e internado no Hospital de São João. Esteve em Valência, Espanha, e começou a ter sintomas no dia 26 de fevereiro.

Publicidade

Em declarações aos jornalistas, o Presidente da Republica, Marcelo Rebelo de Sousa, confirmou que os dois homens infetados são portugueses. O chefe de Estado afirmou ainda que “isto é a chamada notícia esperada há muito tempo” e que “não se deve entrar em alarmistas”.

O surto de Covid-19, detetado em dezembro na China e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, já provocou mais de 2.900 mortos e infetou mais de 87 mil pessoas, de acordo com dados reportados por 60 países. Das pessoas infetadas, mais de 41 mil recuperaram.

Publicidade

C/CM

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo