Pub.
Pub.
CulturaEscolha do Editor

Txon-Poesia arranca hoje no Mindelo: Jorge Carlos Fonseca apresenta livro de poesias

Arranca hoje o Festival Internacional de Poesia do Mindelo, com a apresentação do mais recente livro de poesias de Jorge Carlos Fonseca, “A sedutora tinta de minhas noutes”, uma compilação de poesias antes publicadas em outros livros do mesmo autor e escolhidos pelo poeta, Prémio Camões, Armênio Vieira, que também será homenageado no festival. O Txon-Poesia 2019 acontece até o dia 19 de Maio, em Mindelo, e estende-se em Santo Antão, nos dias 20 e 21, no Município do Paul.

O Festival deve reunir cerca de 40 poetas da Guiné-Bissau, Angola, Portugal, Espanha e Cabo Verde, que apresenta o maior número de participantes. Durante quatro dias estão prevista diversas atividades, como feira de livros, aberto hoje pelas 10h, lançamentos de obras, performances, concertos, conversas, exposições, Acção Poética Cabo Verde, cinema e Spoken Word Mindelo, na Praça Nova. Um dos momentos altos é o concerto acústico de Vasco Martins, com piano, no patio do Centro Cultural do Mindelo. O Artista também lançará, no dia 18, o seu livro “Círculos e outros poemas”.

Publicidade

A abertura oficial está agendada para as 5h30, presidido por Jorge Carlos Fonseca, o que, para o coordenador Geral José Pinto, é um reconhecimento do trabalho feito na primeira edição do festival e representa uma grande honra para a organização. Em resultado da primeira edição do Txon-poesia, será apresentado um coral de poetas. “Temos um programa que tenta chegar ao sentimento daquilo que é a cidade do Mindelo e da forma como ela nos inspira. É um manifesto de beleza, que também representa a importância de se falar em poesia e de levar poesia a cidade”, explica Jose Pinto.

Em 2018 Onésimo Silveira representou, talvez, a alma do Mindelo, do que é ser um poeta sanvicentino. Este ano  Arménio Vieira já representa o que é a caminhada de um escritor por si mesmo. Ele nunca se uniu a nenhum movimento. Como o mesmo disse, o único movimento que seguiu foi a poesia”, explica. 

Publicidade

O programa o Festival Internacional de Poesia do Mindelo, que já vai na sua segunda edição, estende-se a Santo Antão com Txon-Sintanton, com actividades que envolvem poetas e artísticas locais. 

Natalina Andrade (Estagiária)

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo