Cultura

SCM e TikTok assinam acordo para pagamento de direitos autorais

A Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM) e a TikTok assinaram um acordo de licenciamento, que passa a garantir o pagamento dos direitos autorais aos autores e compositores cabo-verdianos cujas obras musicais sejam utilizadas por esta plataforma. Acordos similares foram fechados com outros países africanos, no quadro do hub de licenciamento digital.

Em comunicado enviado pela SCM, esta informa que a TikTok, a plataforma líder para vídeos curtos, assinou um acordo de licenciamento para vários anos com o hub de licenciamento digital Africano, da qual Cabo Verde faz parte. Esta é coordenada pela Organização dos Direitos da Música da África Austral (SAMRO) e a Associação de Autores e Editores de Compositores (CAPASSO), garantindo deste modo o início do pagamento dos direitos autorais aos autores das músicas dos diferentes países africanos envolvidos neste licenciamento, cujas as obras músicas sejam utilizadas no Tik Tok.

“O acordo garante que os talentosos compositores e editores musicais que as organizações representam recebem pagamentos de royalties quando sua música for usada na plataforma. Através das parcerias existentes com a CAPASSO, no âmbito do Hub digital, o acordo cobrirá 58 territórios em todo o continente africano, cobrindo repertório pertencente a 21 organizações de gestão coletiva distintas, entre os quais o da Sociedade Cabo-verdiana de Música”, diz, realçando que a música de compositores e interpretes africanos já está se tornando popular no TikTok e em Cabo Verde não é diferente pois esta plataforma faz sucesso entre os jovens no país.

Explosão da música africana

Segundo a SCM, no ano passado o gênero africano de dança eletrônica #Amapiano, explodiu no TikTok com mais de 181 milhões de visualizações de vídeos. “A faixa sul-africana Jerusalema, por exemplo, uma canção do DJ e produtor Master KG, com o vocalista Nomcebo, foi uma sensação global do TikTok em 2020, seguindo uma rotina de dança coreografada pelo grupo de dança Angolano Fenómenos do Semba. Os vídeos do desafio #Jerusalema foram vistos mais de 1 bilhão de vezes e ajudaram a música a alcançar reconhecimento internacional e sucesso na Europa e nos EUA.”

O chefe de Licenciamento e Parcerias de Publicação de Músicas do TikTok, Jordan Lowy, afirmou que a plataforma está “muito satisfeita” em firmar este acordo com o Hub de licenciamento digital liderada pela SAMRO e a CAPASSO, garantindo que compositores e editores de África possam se beneficiar quando sua música for usada no TikTok. “O Continente Africano é uma região emocionante para nós, com um enorme número de talentos incríveis e estou ansioso para conectá-los com nosso público global”.

Solange Cesarovna, presidente da Sociedade Cabo-verdiana de Música, mostrou-se igualmente entusiasmada. “Estamos felizes por termos chegado a um acordo com a TikTok, através da parceria que temos com as nossas sociedades irmãs SAMRO e CAPASSO, no quadro do Hub do Licenciamento Digital Africano, para garantir que os compositores de toda a África sejam atendidos na plataforma”, disse Cesarovna, para quem esta plataforma revolucionou a forma como “nos envolvemos e consumimos” a música

“O TikTok permite que os fãs co-criem, contextualizem e re-interpretem suas músicas favoritas ao lado de seus artistas favoritos e impulsiona o envolvimento e uma apreciação mais profunda das mesmas em uma era em que o consumo está cada vez mais separado do contexto. Com o crescente destaque da música africana, mais compositores africanos estão prestes a alcançar o status de superstar global e os nossos compositores terão a partir de agora as mesmas oportunidades de através do TikTok poderem mostrar seus talentos ao mundo. Queremos que os músicos e compositores cabo-verdianos aproveitem esta grande oportunidade”, frisou.

O Hub de Licenciamento Digital, que a SCM integra está sob a coordenação da SAMRO e CAPASSO na África do Sul, e representa os direitos de milhares de criadores musicais em toda a África. As três organizações, refira-se, estão na vanguarda do licenciamento digital de alguns dos autores e compositores musicais africanos mais talentosos e conhecidos do mundo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo