Pub.
Pub.
Cultura

Rosa Mestre canta hoje no Mindelo “Solera d’nha vida”

A artista Rosa Mestre lança hoje à noite no hotel Porto Grande o seu segundo CD a solo, intitulado Solera d’nha vida. Com este disco, que leva a bandeira de Cabo Verde, a artista nascida em Angola, filha de pai cabo-verdiano, promete passar toda a positividade na sua apresentação, como a que tem recebido, desde o seu primeiro lançamento, nos Estados Unidos. A jovem cantora, que se retrata como intérprete de música tradicional cabo-verdiana, traz no novo disco um leque versátil de ritmos nacionais. Vai ser a segunda apresentação deste disco que diz ter passado mais de três anos a preparar. “A nossa música inspira-me e faz-me sentir bem e sempre canto Cabo Verde, pelos palcos que piso”, explica a artista, que se sente mais perto do país através da música.

Rosa Mestre nasceu em Angola, mas seu pai é de São Nicolau. Aos dois anos mudou-se com a família para a ilha de Chiquinho e aos 10 anos adoptou São Vicente como sua morada, onde assegura ter despertado a sua veia artística, tendo actuado junto de nomes consagrados como Chico Serra. Cantou no festival da Baía e nos principais palcos culturais da ilha do Monte Cara.

Publicidade

Através de Hernani Moreira, do grupo turístico Oásis, com o qual passou a ser uma das figuras de destaque da música na ilha do Sal, gravou seu primeiro CD “Horizonte Azul”. Novos horizontes se abriram desde então. Neste álbum, faz uma incursão pelas diferentes sonoridades do arquipélago num cardápio musical em que figuram o funaná, batuque, mazurka, talaia baxu, morna, coladeira e ainda o reggae, comprovando a sua versatilidade. Destaque ainda para “Solera D’Nha Vida” um tema com arranjos musicais de raíz africana, dedicado à Cesaria Évora, da autoria de Glânzer Ramos e Djim Job.

Com “Solera D’Nha Vida”, o título do novo disco, Rosa Mestre recorre a vários compositores proporcionando assim um leque variado de gostos musicais para o amante da música cabo-verdiana. Depois desta apresentação em S. Vicente, serão as ilhas do Sal e de Santiago a conhecer este novo trabalho da artista.

Publicidade

Sidneia Newton (Estagiária)

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo