Orquestra italiana homenageia Cise e actua na Ribeira d’Craquinha
A zona da Ribeira d’Craquinha será na noite de sexta feira o palco de um espectáculo de canção ligeira cabo-verdiana e internacional conduzida por uma orquestra integrada por músicos italianos e cabo-verdianos. O show estará sob o comando da professora italiana Giulia, que trouxe do seu país um grupo de 16 executantes de vários instrumentos que irão juntar-se a membros da orquestra Sabe Sabim. “Há duas semanas que estamos em S. Vicente, no
âmbito de um projecto lançado há algum tempo com o Frei Silvino. Formamos na Ribeira d’Craquinha a orquestra Sabe Sabim, que integra 70 elementos e resulta das aulas ministradas no centro local de violino, violão, flauta, percussão…”, informa Giulia, que costuma vir a Cabo Verde três vezes ao ano para ministrar aulas a formadores e aprendizes. O projecto, acrescenta, já foi alargado para as zonas de Pedra Rolada e Ribeira Bote e chegou também à ilha de Santo Antão.
Por estes dias, Giulia e os amigos vindos da Itália têm estado a espalhar música pela ilha de S. Vicente. Um dos espaços eleitos foi o Palácio do Povo, na Rua de Lisboa, onde se posicionaram na escadaria de acesso e interpretaram alguns temas cabo-verdianos. O gesto, confessa a professora Giulia, foi um tributo à memória de Cesária Évora. É que no palácio decorre uma exposição permanente sobre a diva Cise.