Museus registam quase 8.500 visitas em 2021
Os museus de Cabo Verde registaram em 2021 cerca de 8.500 visitas, o que representa um crescimento de visitantes superior a 130% em relação ao ano anterior. Este salto aconteceu, segundo o Instituto do Património Cultural, “graças à inovação dos conteúdos em várias estruturas, ao reforço dos mecanismos de comunicação e a retoma do turismo”.
Em termos numéricos, esses espaços receberam 8.466 visitas em 2021, quando no ano anterior essa cifra foi de 3.639 visitantes. Entretanto, esses valores ficam muito aquém dos números alcançados em 2019, que se aproximaram das 30 mil visitas, conforme dados dessa referida fonte. “Ainda, mesmo sob os efeitos da pandemia e das restrições sanitárias, surgimento de novas variantes, os museus vêm recuperando alguma normalidade no seu funcionamento”, salienta o IPC.
O Campo de Concentração do Tarrafal foi o museu mais procurado, com 4.215 entradas, ou seja, metade das visitas ocorridas em 2021. O segundo espaço mais visitado foi a Casa da Morna, em Tarrafal de S. Nicolau, com 834 procuras. Os outros espaços foram o Museu Etnográfico da Praia, Museu da Tabanca, Museu do Mar, Museu Norberto Tavares, Núcleo Museológico Cesária Évora, Casa Museu Eugénio Tavares, Museu do Sal e Museu de Arqueologia. Este último foi encerrado a visitas a partir de agosto, devido aos trabalhos para organização dos conteúdos e sua instalação num novo espaço.