Pub.
Cultura
Tendência

Inês Freitas, 11 anos, cativa internautas com histórias infantis no Facebook

Pub.

Inês Freitas Lima, uma menina prodígio de 11 anos residente em Chã de Alecrim, São Vicente, está a emocionar e a cativar internautas com histórias infantis. Começou como uma brincadeira para entreter outras crianças em Cabo Verde e pelo mundo fora durante a quarentena. Inês quer fazer um “live” com outros contadores de histórias, mas também videos de pessoas a fazer teatro e a contar anedotas. 

Muito desinibida, esta menina diz que a ideia de contar histórias no Facebook surgiu na sequência de um convite feito por Dulce Sequeira. Assumiu então o compromisso de todas as quintas-feira, às 17h30, contar e explicar um conto infantil. “Escolho um livro, leio e depois conto a história, com as devidas explicações, aos meus seguidores”, explica esta criança que, orgulhosa, diz ter neste momento mais de uma centena de seguidores fiéis nesta plataforma, entre familiares e amigos. 

Publicidade

Mas a sua ambição é chegar a mais pessoas, especialmente crianças da sua idade, e não só, que estão nas redes sociais. “As histórias que conto são direccionadas para crianças. Mas tenho adultos como seguidores, nomeadamente a minha mãe, minha madrinha e outros”, relata Inês Lima, que diz ter escolhido o Facebook porque estava-se em quarentena e as pessoas não podiam sair de casa. “Acredito que, nas redes sociais, crianças em outros países também podem acompanhar as histórias.”

Por agora, Inês não faz planos. Quer apenas continuar a vivenciar este momento. Admite, no entanto, que tem algumas ideias a germinar. “Quero desafiar os meus seguidores a também contarem as suas histórias. Podíamos fazer um ‘live’ com muitos contadores de histórias”, pontua Inês, que diz ter começado a contar historias na escola, antes das limitações impostas pela Covid19.

Publicidade

“Tenho muitos livros e sempre gostei de contar histórias, mas não sei onde surgiu esta minha paixão. Então um dia contei uma no Facebook e fui desafiada a continuar”, acrescenta esta menina, sem papas na língua. Em jeito de remate, desafia os utilizadores do Facebook que podem fazer muitas coisas nesta plataforma, e não apenas ficar a ver fotografias, videos e publicações de outras pessoas. “Façam as vossas publicações. Contem histórias, anedotas, façam teatro, videos ou outros”, instiga.

Lidiane Sales (Estagiária)

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo