Pub.
Pub.
CulturaEscolha do Editor

Grupo de ginástica traz prof. Joaquim Moreira a SV: Workshop sobre dança afro-latina para “toda a gente”

O professor Joaquim Moreira vai ministrar um workshop de dança-latina em S. Vicente aos interessados em aprender as passadas de ritmos “calientes” como salsa merengue, cúmbia colombiana, chachacha, conga, mambo, reggaeton. A formação, cuja iniciativa partiu do grupo denominado “Praticantes do Pontão”, que costuma fazer ginástica junto a praia da Lajinha, é destinada a “toda a gente” e decorre de 29 de Abril a 3 de Maio no espaço Mindelgina.

O projecto, segundo a professora de Educação Física Deolinda “Dú” Camões, surgiu no seio do seu grupo de ginástica, que costuma exercitar ao ritmo da música, além do facto de ela e a colega Rosa Pinheiro conhecerem muito bem o potencial desse dançarino. “Dançamos com ele durante muito tempo na cidade da Praia e sabemos que vale a pena apostarmos na sua pessoa. E para nós este é um bom momento para virmos aprender e partilhar com ele ensinamentos”, entende Deolinda Camões, que desafia os amantes da dança a aproveitar esta oportunidade. Como diz, Joaquim Moreira estudou em Cuba, país que representou em encontros internacionais de dança, e, além dos ritmos latinos, vai aproveitar as aulas para trabalhar fusões entre esses estilos e a dança tradicional cabo-verdiana.

Publicidade

A intenção dos organizadores é que a semana de formação culmine com uma apresentação formal dos resultados obtidos. “Quero deixar claro que não se trata de um espectáculo, mas sim de um momento onde podemos mostrar o que aprendemos, num ambiente de descontração e alegria”, frisa a professora Dú, que espera uma boa adesão de interessados de todas as idades e sexo, já que, lembra, os ritmos latinos sempre disseram algo ao cabo-verdiano. “Além disso, a música e a dança correm nas nossas veias.”

Apesar de ser um workshop aberto a quem quiser, os mentores contam com a especial presença de bailarinos dos grupos de dança, coordenadores de Educação Física, professores das escolas secundárias, alunos das universidades e monitores dos ginásios.

Publicidade

KzB

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo