CulturaEscolha do Editor
Tendência

Cruzeiros do Norte confirma participação no Carnaval 2022 e espera número expressivo de foliões

O Cruzeiros do Norte confirmou há momentos a sua participação no desfile do Carnaval 2022. Contactado pelo Mindelinsite, Jailson Juff, presidente do grupo, assegurou que a decisão é positiva e perspectiva um desfile com o envolvimento de um número expressivo de foliões. Segundo Juff, muita gente já manifestou interesse em desfilar, o que é um bom sinal. O seu receio, aliás, é que o grupo venha a ter dificuldades em dar vazão à demanda.

“Para nós, o mais importante é apresentarmos um desfile de qualidade. Somos um grupo acostumado a desafios, a trabalhar no limite do tempo, pelo que contamos com essa experiência para apresentarmos um trabalho condigno”, enfatiza o porta-voz do Cruzeiros do Norte.

Questionado se o grémio pretende conquistar o primeiro lugar, depois de ficar em segundo no certame de 2020, Juff salienta que o foco é sempre estar no topo. No entanto, espera para ver como será o embate no dia 1 de março, tendo em conta os impactos que a pandemia acabou por ter em todos os grupos.

O enredo do Cruzeiros do Norte já está pronto, mas Juff acha que ainda não é o tempo apropriado para a sua divulgação. O certo é que os ensaios vão ultrapassar um mês de duração. Além disso, acrescenta, a música será da autoria de artistas do próprio grupo, com a colaboração do compositor/intérprete Anísio Rodrigues, considerado um elemento da casa. “Será uma parceria diferente”, assegura.

Os andores serão construídos nas antigas instalações da Interbase, que tem estado a usar nos últimos anos. O pavilhão está descoberto, pelo que a primeira preocupação do grupo é encontrar materiais para tapar o teto. Para o efeito, Jailson Juff espera que a Câmara de S. Vicente e o Ministério da Cultura disponibilizem os apoios financeiros a partir do dia 1 de dezembro. “Se demorar mais tempo as coisas ficam mais complicadas”, sublinha. O grupo já está a preparar uma série de actividades para a angariação de fundos.

Além do Cruzeiros do Norte está confirmada a participação do grupo Monte Sossego no Carnaval 2022. Já o grémio Vindos do Oriente não vai estar presente nesse evento cultural no próximo ano. Através de um comunicado, o grupo diz que gostaria de participar no desfile “como todo mindelense festivo”. “Mas, tendo em conta as grandes incertezas derivadas da epidemia da Covid 19 e da situação económica e financeira do país, a direcção do V.O, ouvidos os seus associados mais activos e muitos populares, deliberou não se inscrever para o desfile“, justifica a direção na sua página no Facebook.

Entretanto, conforme a situação for evoluindo, o grupo deixa em aberto a possibilidade de, pontualmente, organizar eventos para não deixar o Carnaval de 2022 passar totalmente em branco, respeitando as regras sanitárias de combate à Covid-19.

O Mindelinsite promete ouvir a posição oficial dos grupos Flores do Mindelo e Estrelas do Mar sobre o Carnaval 2022.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo