Pub.
Pub.
CulturaEscolha do Editor

Confirmada participação oficial de Vindos do Oriente no Carnaval 2020

Está oficialmente confirmada a participação do Vindos do Oriente no desfile do Carnaval 2020, depois de pairar algumas reticências sobre esse cenário. Em carta remetida à direcção do grupo no dia 27 de Novembro, o presidente da LIGOC mostrou-se satisfeito com a disponibilidade do VO em integrar o concurso oficial do próximo ano e almejou contar com o “aporte positivo” do mesmo na estruturação do evento, em pé de igualdade com os outros grupos, a saber Monte Sossego, Flores do Mindelo, Estrela do Mar e Cruzeiros do Norte.

“Registamos como importante indicador o facto de o grupo Vindos do Oriente já estar a trabalhar com afinco de forma a contribuir para o brilhantismo que o Carnaval de S. Vicente merece. Do mesmo modo apreciamos o facto de o VO estar disponível para trabalhar com a direcção da LIGOC, visando garantir que os objectivos de modernização, transformação e internacionalização do Carnaval mindelense sejam alcançados e superados”, salienta Marco Bento na resposta enviada ao Vindos do Oriente há uma semana, na sequência de uma carta do referido grupo a informar a Liga da sua disposição em disputar o título oficial em 2020. Para o responsável da LIGOC, é um “regozijo” voltar a ter a presença do chamado “grupe de dona Lily” na Rua de Lisboa.

Publicidade

Com essa decisão ficam definitivamente esclarecidas as dúvidas que pairavam sobre o regresso do VO à liga principal no próximo ano. É que, devido a sua polémica ausência do concurso oficial de 2019, medida que praticamente provocou um corte nas relações com a Liga, foi colocada em causa o direito do grupo em disputar o ceptro em 2020, sem “descer” para a chamada Liga de Acesso, tendo por base os Estatutos da organização.

A pouco mais de dois meses do desfile, o Vindos do Oriente, consoante membro da direcção, está apenas focado nos preparativos do espectáculo, pelo que, diz, o grupo se abstém neste momento de comentar o conteúdo da carta remetida pela LIGOC.

Publicidade

Este grémio, relembre-se, apresentou o seu enredo em Outubro e escolheu como tema “Em busca da pedra filosofal”. Para os carnavalescos Manú Ramos e Cláudio Miranda, esse título abre uma possibilidade infinita de criatividade artística na elaboração dos carros alegóricos e indumentárias. O tema é visto por Manú Ramos como uma aposta ousada do VO, que, diz, assumiu o desafio de viajar pelo infinito do espaço, do tempo e dos oceanos à caça da mítica pedra – um lendário objecto com poderes para transformar qualquer metal em ouro e criar o elixir da juventude eterna.

“Como se pode ver, é um tema interessante, com pano para manga. Todos os dias sofremos metamorfoses, alterações na nossa forma de pensar e espiritualmente. Ora, a busca pela pedra filosofal é uma forma de renovação. Mas, vamos contar essa mitologia à moda cabo-verdiana”, diz o artista, acrescentando que a ideia é retratar o tema como se fosse no cinema, com a célebre frase: “luz, câmara, acção”.

Publicidade

Constança de Pina

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

14 Comentários

  1. Uma tremenda falta de vergonha e respeito, pelas regras, pelos estatutos da Ligoc, pela Ligoc, pelos demais Grupos, e para quem reralmente quer potencializar o produto Carnaval de São Vicente. Falta de vergonha por parte da propria direção da Ligoc, que desrespeita a si proprio como instituição independente e regulamentada, por motivos que ficam por saber se for falta de competência ou por motivos outrem!!! O que me espanta, são o lideres e presidentes de outros Grupos que tenho a certeza que sabem das graves consequências desse ato, a se confirmar como verdadeiro, não se posicionarem a bem do certo, e fazer a reviravolta que so eles tem o poder de fazer, para que as regras sejam cumpridas. Falta saber se da parte deles tb há um compromisso serio com a verdade e para a verdadeira melhoria que o carnaval da Mindelo precisa, ou se por covardia ou favores outrem, vão simplismente calar e aceitar tudo na maior normalidade…. Quanta inresponsabilidade dos atores que podem desgraçar, algo que a dois anos pra ca, parecia finalmente estar a dar passos para tudo o que o carnaval da ilha, precisava para manter um nivel de qualidade e constância!!!

  2. Viva Logoc!
    Viva Vindos do Oriente!
    Viva todos os grupps de carnaval!
    Viva o carnaval de Sóncent!

    ABAIXO os espíritos inferiores.
    Parabens LIGOC!
    Parabens vindos do oriente!
    Por serem pessoas civilizadas!

  3. Peço ao “ilcredulo”, se nao der muito trabalho, que este ano (e nos proximos), que vä ver o carnaval a partir do ilheu branco..
    Agradecido!!

  4. O incredulo, nem é capaz de entender que esta foi uma situacao excepcional que aconteceu entre grupos que sao classicos no percurso do carnaval de S.Vicente.
    Eu sou estrela do mar (sempre fui estrela do mar) mas, nao consigo aceitar tanto ódio gratuito, tanto envenenamento, tanta vontade de destruir capaz de impedir um ser humano de entender uma situacao.
    Hoje, ninguem quer saber quem tem razao sobre a polemica do ano passado.
    O que queremos é o regresso do carnaval e a passificacao no seio da sociedade mindelense.
    Quem quer disturbios como esse incredulo, que vá para outro sitio e nos deixe em paz.

  5. O on-line é uma ferramenta importante porque podemos dar a nossa opinião sem sofrermos consequências mas, há gente como este incredulo, que não está preparada para inovações educativas.
    Ou são de uma ignorancia extrema ou são pobres de espirito.

    Esclarecimento para o incredulo:
    Se fosse um grupo que decidisse se formar e entrar pela primeira vez no carnaval de S.Vicente, aí sim, tudo o que estás a dizer poderia se aplicar.
    Mas tratando-se dum grupo que faz parte, sempre fez parte do conjunto dos grupos que sempre carregaram o carnaval de S.Vicente nas costas e que simplesmente, num momento de mudança (de grandes mudanças) das regras, com ou sem razão se desentendeu com essas mesmas regras, o caso deve ser tratado de forma diferente não percebes.
    É uma situação excepcional!!! Particular!!!
    E também devias aprender que na vida é importante saber e ser capaz de perdoar.
    Nao é olho por olho, dente por dente como estás habituado!
    Senao o mundo seria um inferno como aquele em que pelos vistos, tu vives.

    Nao sabendo nós quem tem razão, o que defendemos é que a Ligoc e o Vindos do Oriente têm um só caminho que é, “a ” CONCÓRDIA”.
    Um dia, quero ver a direção da ligoc e a direção do Vindos do Oriente envolvidos num grande e sinsero abraço fraternal e carnavalesco. E entre eles com os outros grupos tambem!
    Para isso, basta ter vontade de ter capacidade de ser um ser humano com letras grandes.
    A Ligoc e o Vindos do Oriente, juntamente com o Cruzeiros do Norte, o Estrela do Mar, o Flores do Mindelo, o Monte Sossego e o Samba Tropical ainda vão te dar essa bofetada com luvas brancas e tu vais ficar com vergonha (o que de certeza nao tens nem sabes o que é).

    Tu e gente como tu, sim, nem o carnaval, nem Mindelo precisam de gente como tu!!

    E ainda por cima queres dar licoes de estatutos de legalidade.
    Nós te respondemos para te desmascarar mas, os grupos e a ligoc devem fazer de conta que nao existes.

  6. Ó sr. Incrédulo faça o favor de não dirigir a palavra nestes comentários e vai ver o nosso Carnaval de binóculos a partir da China, ok??

    Só tratas do VO como se fossem os mniminhos mimadis e o LIGOC o principal vilão pelo que aconteceu no ano passado. Nunca gostei do VO porque se passam armados em espertos tipo a Rainha Jezabel A MA que teve um merecido castigo pelas suas maldades.

  7. Eu sou Vindos do Oriente mas nao me refiro (nem nunca referiria) a nenhum dos outros grupos, dizendo que nao gosto de qualquer dos outros grupos.
    Por isso, sou (sempre fui) Vindos do Oriente mas, gosto e orgulho-me do Cruzeiros do Norte, do Estrela do Mar, do Frores do Mindelo, do Monte Sossego e do Samba Tropical.
    Sao todos eles é que dao o brilho ao carnaval mindelense e nos orgulam a todos.
    A ausencia ou o mal-estar de qualquer um deles, seria muito mau para todos nós.
    Há disputa sim e muito bem que haja mas, a amizade, a cortesia, o cavalheirismo devem prevalecer a qualquer divergencia de opinioes e posicoes.
    É assim que uma sociedade caminha para frente a cada dia.
    Seremos mais felizes!!!

  8. A não entrada do VO no Carnaval ano passado só demonstrou que precisamos de todos os grupos para que fique um Carnaval cada ano mais mágico. Ainda bem que tivemos o prazer de ver o Estrelas do Mar a regressar em grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo