Pub.
Pub.
CulturaEscolha do Editor
Tendência

Alunos da ESAO realizam arraial para ativar interesse para as raízes da cultura cabo-verdiana

Os alunos da Escola Salesiana de Artes e Ofícios, sobretudo os do e ano de escolaridade da disciplina Educação Artística, promoveram este sábado um arraial de “San Jon”, com tamboreiros, Koladeiras, barracas de comes e bebes, corrida d’soc e d’ ôve, banca de jogos, rosados, saltá lumnara, midje ingron, de entre outros, relembrando e revivendo outros tempos.

Foi um dia diferente e, para muitos, inédito, conforme informações avançadas pela docente Vivian Rodrigues. “Este é um projecto de ‘San Jon’, desenvolvido na disciplina Educação Artística. Sentimos que os nossos alunos estavam a desligar-se da nossa cultura, inclusive resistiram no inicio, com muitos a dizer que não gostavam das festas de romaria. Mas, o que constatamos é que desconheciam esta festa. Basta ver a alegria com que estão aqui a brincar e a participar de todas as actividades”, declarou. 

Publicidade
Demonstração Kola

Aliás, o propósito que norteou esta actividade é fazer os alunos conhecerem a fundo a cultura cabo-verdiana. “Enquanto professora de Educação Artística, tenho de promover a nossa cultura sempre. Foi neste sentido que decidimos iniciar com uma peregrinação ou cortejo de tamboreiros e koladeiras, do inicio da rua até entrar na ESAO, fizemos corrida de ovos e de sacos, tivemos alunos do 7 ano de escolaridade a apresentar algumas coreografias de Cola San Jon. Resgatamos ainda muitos jogos tradicionais, caso por exemplo do mata, arco, entre outros”, pontuou, explicando que as actividades arrancaram às 9h30 e se prolongaram por todo o dia, terminando com um “Midje ingron”.

Na parte gastronomia, pontuou, foram apresentados pratos típicos. Por exemplo, para além do midje ingron, havia cuscuz, fonguinho, filhoses, entre outros, sob a responsabilidade dos finalistas 2022/2023. “Foi uma forma de nos apoiarem, enquanto angariavam fundos. Já os alunos 7º e ano confeccionaram as bandeiras decorativas, os rosários e fizemos questão de estar com roupas típicas. Hoje tivemos a apresentação deste projecto, que arrancou no inicio do 3º trimestre.”

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo